A transição para carros movidos a energia elétrica vai ter altos e baixos e a procura no mercado deverá cair nos EUA, em função das políticas da administração de Donald Trump. A garantia foi deixada por um membro da direção da marca alemã, Jochen Goller.
Em declarações ao Financial Times, o próprio garantiu que a empresa tem boas expetativas no que respeita a vendas de carros movidos a motores de combustão e híbridos plug-in. De qualquer modo, disse que as medidas a serem aplicadas pela nova administração devem fazer desacelerar a procura por elétricos.
Assim sendo, “seria ingénuo pensar que a transição para a eletrificação é uma estrada de uma via. Vai ser uma montanha russa”, alertou Goller, que é responsável por clientes, marcas e vendas do grupo BMW, que engloba também as marcas Mini e Rolls-Royce.
As vendas de carros elétricos construídos pelo grupo aumentaram 13,5% em 2024, para um acumulado de 426 mil vendas, o que equivale a 17% do volume total de vendas. Somando os híbridos, o peso total ascendeu a 24%.
O “Estamos a investir nos nossos motores a combustão”, assim como em “plug-in modernos”, disse o responsável. Afirmou ainda que a BMW vai continuar a “lançar carros elétricos” no futuro.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com