[weglot_switcher]

Boeing perde 46 mil milhões em valor de mercado após ‘maré’ de incidentes

A empresa tem-se deparado com uma série de problemas ao nível da segurança, que causam intranquilidade nos investidores. Nesse sentido, a capitalização da Boeing em bolsa caiu mais do que em qualquer outra altura, com exceção da pandemia.
1 – Boeing 747-8 VIP
10 Abril 2024, 12h16

O valor de mercado da Boeing caiu 46 mil milhões de dólares (42,3 mil milhões de euros, à taxa de câmbio atual) em bolsa desde o início do ano, o que significa a segunda maior perda em toda a história da empresa, de acordo com uma pesquisa da plataforma AltIndex.com, que reúne dados que podem ser utilizados para tomar decisões sobre investimentos.

O arranque de 2024 tem sido tudo menos fácil para a fabricante de aeronaves norte-americana, que já se deparou com uma série de problemas ao nível da segurança. Entre eles, um motor que incendiou, parafusos soltos, um dos jatos perdeu um pneu durante um voo e um 787 Dreamliner perdeu o controlo quando estava no ar, tendo causado ferimentos em dezenas de passageiros, bem como o caso de uma porta de emergência se ter aberto durante o voo.

As situações surgiram na sequência da empresa estar alegadamente a cortar custos com o pessoal de forma acentuada nos últimos anos, levantando questões sobre se as condições de segurança estariam a ser postas em causa. O caso já chegou à própria justiça norte-americana.

Entre possíveis multas e processos legais, o valor de mercado da empresa já caiu dos 160 mil milhões de dólares (147,2 mil milhões de euros), em que estava avaliada em dezembro de 2023, para os atuais 114 mil milhões (104,9 mil milhões de euros). Trata-se de uma queda de 25% na capitalização bolsista, a maior no historial da empresa, à exceção daquela que decorreu da situação de pandemia. Isto porque, nos primeiros meses de 2020, o valor de mercado da Boeing tombou 55%.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.