[weglot_switcher]

Bolsa de Lisboa continua a escapar ao vermelho europeu liderada pela Galp

As maiores subidas vão para a Galp Energia que valoriza 2,17% para os 14,35 euros, seguida pela Mota Engil que cresce 1,34% para os 4,55 euros, e a EDP que sobe 1,03% para os 3,54 euros. A subida da Galp é explicada pelo upgrade que recebeu, destaca a research do Millennium.
2 Junho 2025, 12h02

A Bolsa de Lisboa negoceia a meio da sessão desta segunda-feira no verde com uma subida de 0,26% para os 7,407.81 pontos e é o único índice europeu que escapa ao vermelho.

As maiores subidas vão para a Galp Energia que valoriza 2,17% para os 14,35 euros, seguida pela Mota Engil que cresce 1,34% para os 4,55 euros, e a EDP que sobe 1,03% para os 3,54 euros.

No verde está anda a Sonae, a Ibersol, os CTT e a Corticeira Amorim.

A negociar no vermelho está a EDP Renováveis que quebra 1,07% para os 8,74 euros, seguida pelo Banco Comercial Português (BCP) que desce 0,90% para os 0,67 euros, e a Semapa que desvaloriza 0,68% para os 17,50 euros.

No vermelho está ainda a Navigator, a Altri, a Jerónimo Martins e a REN.

As maiores bolsas europeias estão a negociar no vermelho. O DAX (Alemanha) cai 0,64%, o CAC 40 (França) desce 0,81%, e o FTSE 100 (Reino Unido) desvaloriza 0,10%.

O AEX (Países Baixos) desvaloriza 0,88%, o IBEX 35 (Espanha) quebra 0,20%, e o FTSE MIB (Itália) desce 0,41%.

“As bolsas europeias seguem maioritariamente em baixa, no dia em que foi confirmado que a atividade industrial na Zona Euro terá aliviado o ritmo de contração em maio. A marcar a atualidade está o ataque da Ucrânia a quatro bases aéreas russas, causando danos a dezenas de aviões bombardeiros, que Moscovo usa para lançar mísseis contra o país vizinho. O ataque foi efetuado com drones que partiam de camiões, num plano que terá começado a ser traçado há vários meses. Na guerra tarifária há também um agravamento das tensões entre a China e os Estados Unidos, que se acusaram mutuamente de violar o seu acordo comercial. Os setores mais dependentes do ciclo económico, como o Tecnológico e o Automóvel, são os mais castigados. Quem consegue escapar é o PSI (índice bolsista português), à boleia do disparo superior a 3% da Galp, que recebeu um upgrade e aproveita a onda verde do setor Energético”, diz a research do Millennium.

O petróleo está a negociar em alta com o brent a subir 3,28% para os 64,84 dólares e o crude cresce 3,57% para os 62,96 dólares.

O euro está a subir 0,61%, face ao dólar, para os 1,14165 dólares e o euro está a valorizar 0,06%, face à libra, para as 0,84355 libras.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.