As últimas semanas têm sido marcadas por um sentimento positivo nos mercados acionistas americanos que tem empurrado os principais índices, como o S&P 500 e o Nasdaq, para máximos históricos. A toada altista tem sido impulsionada pelo setor tecnológico e pelas perspetivas de que a Reserva Federal dos EUA irá cortar mais as taxas de juro este ano.
Nos EUA, a Pfizer anunciou a aquisição da norte-americana Metsera, empresa especializada no desenvolvimento de medicamentos para emagrecimento, num negócio avaliado em 7,3 mil milhões de dólares (6,3 mil milhões de euros), incluindo prémios dependentes de metas de desempenho. A farmacêutica norte-americana vai pagar 47,50 dólares por ação (40,7 euros), o que representa um prémio de 43% face ao fecho da Metsera na semana passada. Noutro setor, as receitas da Accenture superaram as expectativas no seu quarto trimestre fiscal, ao atingir os 17,6 mil milhões de dólares (15,1 mil milhões de euros), acima dos 17,36 mil milhões de dólares (14,8 mil milhões de euros) esperados. Paralelamente, a empresa anunciou um programa de reestruturação no valor de 865 milhões de dólares (740,9 milhões de euros), destinado a alinhar as operações e a força de trabalho com a crescente procura por serviços digitais e de Inteligência Artificial.
Na Europa, a autoridade supervisora do mercado espanhol aprovou a proposta de aquisição pelo banco BBVA do seu rival de menor dimensão Sabadell. Após algumas sessões de negociação, a aquisição foi aceite por 17 mil milhões de euros, num aumento de 10% face à proposta anterior de 15,5 mil milhões de euros. A oferta final representa um prémio de 2,89% relativamente fecho do mercado de quarta-feira. Ainda esta semana, a empresa de retalho de moda sueca H&M reportou que o seu lucro operacional cresceu para 4.91 mil milhões de coroas suecas (445,2 milhões de euros) no seu terceiro trimestre fiscal, face a 3.5 mil milhões de coroas (317,4 milhões de euros) registados no período homólogo, acima dos 3.68 mil milhões de coroas (333,7 milhões de euros) esperadas. A empresa alertou que espera que os custos das tarifas dos EUA nas importações tenham um maior impacto no seu quarto trimestre fiscal, que termina no final de novembro. Em reação às notícias, as ações do BBVA caíram perto de 2%, enquanto as da H&M subiram mais de 9%.
Em Portugal, nas últimas sessões o PSI tem registado uma tendência ascendente, que contrasta com a lateralização observada no mercado europeu. É de destacar que a 22 de setembro a construtora Teixeira Duarte voltou a integrar o PSI, após uma ausência de nove anos. A empresa já valorizou perto de 620% desde o início do ano corrente.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com