Os mercados europeus registaram um caminho de recuperação na sessão bolsista desta terça-feira. O índice PSI seguiu pelo mesmo caminho, ao beneficiar de subidas em todas as cotadas para ganhar 2,80%, até aos 6.437 pontos.
Entre as cotadas do índice de referência de Lisboa, a liderança pertenceu à Mota-Engil, que valorizou 8,02%, o que deixou as ações nos 3,15 euros. O grupo EDP também esteve em destaque, na medida em que a EDP Renováveis valorizou 4,79%, até aos 7,22 euros, enquanto a EDP somou 3,24% para 2,994 euros.
O BCP avançou 3,64% e os títulos alcançaram os 0,4932 euros, ao mesmo tempo que a Jerónimo Martins somou 3,91%, até aos 19,92 euros.
Lisboa recuperou parte das perdas registadas nas três sessões anteriores. Nesse sentido, acompanhou o sentimento das principais congéneres europeias, em que se registaram subidas superiores a 2%, que foram transversais à generalidade dos setores.
Na Alemanha, o DAX subiu 2,93%, ao passo que o FTSE 100 somou 2,78%. Seguiram-se ganhos de 2,58% em Itália, 2,50% em França e 2,38% em Espanha. Ao mesmo tempo, o índice agregado Euro Stoxx 50 adiantou-se 2,86%.
Neste contexto, resta saber se este é o início de uma tendência de recuperação, depois das perdas expressivas que se registavam desde que Donald Trump anunciou a aplicação de tarifas recíprocas. As mesmas entram em vigor durante esta quarta-feira, uma semana depois de o presidente norte-americano avançar com a decisão.
Esta quarta-feira não há dados económicos de peso, pelo que os mercados aguardam, nessa matéria, a revelação dos dados finais referentes à taxa de inflação nos EUA e na China.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com