O Porto recebeu hoje a exposição “BPI AI Innovation Garden” que mais do que uma exposição, é uma experiência interativa e imersiva dedicada à Inteligência Artificial e que a desmistifica e ao seu impacto no quotidiano.
Desde hoje 9 de abril até 1 de junho, a sede do BPI no Porto (Av. da Boavista 1103) acolhe a iniciativa que convida o público a explorar, de forma interativa, as potencialidades da IA e a sua influência tanto no presente como no futuro.
Com mais de 13 mil visitantes em Lisboa e uma avaliação altamente positiva do público, a exposição pioneira no país tem-se afirmado como um marco na divulgação da AI em Portugal. Mais do que uma simples exposição “é um espaço de descoberta e experimentação, onde os visitantes podem interagir com diferentes aplicações da AI e compreender o seu impacto no dia a dia”.
A exposição está organizada em diversas áreas temáticas (AI Business; AI Education, AI Art e AI Language), permitindo aos visitantes explorar a AI sob diferentes perspetivas e compreender a sua aplicabilidade em várias áreas da sociedade. A personalização das experiências dos visitantes é garantida com a presença de um “Agente AI” em cada uma das áreas temáticas, que analisa as esferas de interesse de cada grupo, e ajusta a informação e o discurso de acordo com as necessidades.
A área de exposição oferece ainda um “Prompt Garden”, onde é possível aprender como obter os melhores resultados na interação com plataformas de Inteligência Artificial, otimizando o uso de prompts para diferentes contextos.
No “Chat Garden”, os visitantes poderão explorar as diferenças entre alguns dos chatbots de AI mais conhecidos, como o ChatGPT, Gemini, Copilot entre outros, compreendendo as suas particularidades e capacidades.
No espaço “AI Jobs”, será possível avaliar o grau de exposição à Inteligência Artificial em diferentes profissões, permitindo aos visitantes perceber de que forma a tecnologia pode impactar as suas carreiras e o mercado de trabalho.
Por fim, no “AI Market”, estarão em destaque diversos gadgets e wearables equipados com Inteligência Artificial que já fazem parte do mercado, oferecendo uma visão prática e inovadora sobre as possibilidades tecnológicas disponíveis hoje.
A “BPI AI Innovation Garden” é promovida pelo banco e idealizada pelos curadores Hugo Silva e Carla Santos, da agência portuguesa United Creative.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com