A primeira Cimeira Luso-Brasileira do Governo de Luís Montenegro terminou, na passada quarta-feira, com 19 acordos bilaterais assinados numa data simbólica para as relações diplomáticas entre os dois países. Para Brasília viajaram 11 dos 17 ministros portugueses, entre eles PauloRangel, Nuno Melo e Pedro Reis, incumbidos de fortalecer a cooperação entre os dois países.
Durante o encontro, que decorreu no dia 19, e ao qual se seguiu o Fórum Empresarial Brasil-Portugal, em São Paulo, foram feitos vários anúncios bilaterais, como a criação do escritório de cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil em Portugal e a instalação de um escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), ambos em Lisboa.
Foi confirmada, ainda, a compra de 12 Super Tucanos pela Força Aérea Portuguesa e anunciada a parceria entre a OGMA (Indústria Aeronáutica de Portugal) e a Embraer. À reunião plenária da cimeira, que teve lugar no Palácio do Planalto, seguiram-se, ao longo de três horas, várias reuniões setoriais em paralelo.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com