[weglot_switcher]

Brasil e Portugal terminam cimeira com 19 acordos

Governantes discutiram e fortaleceram cooperação bilateral em diversas áreas na XIV Cimeira Luso-Brasileira, que decorreu em Brasília, no dia 19 de fevereiro.
epa11908148 The Prime Minister of Portugal, Luis Montenegro (L), poses with Brazilian President Lula da Silva (R), during the traditional press conference marking the end of the ‘XIV Luso-Brazilian Summit’, held at the Planalto Palace in Brasilia, Brazil, 19 February 2025. Luis Montenegro is in Brazil to take part in the ‘XIV Luso-Brazilian Summit’. EPA/ANTONIO COTRIM
22 Fevereiro 2025, 13h00

A primeira Cimeira Luso-Brasileira do Governo de Luís Montenegro terminou, na passada quarta-feira, com 19 acordos bilaterais assinados numa data simbólica para as relações diplomáticas entre os dois países. Para Brasília viajaram 11 dos 17 ministros portugueses, entre eles PauloRangel, Nuno Melo e Pedro Reis, incumbidos de fortalecer a cooperação entre os dois países.

Durante o encontro, que decorreu no dia 19, e ao qual se seguiu o Fórum Empresarial Brasil-Portugal, em São Paulo, foram feitos vários anúncios bilaterais, como a criação do escritório de cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil em Portugal e a instalação de um escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), ambos em Lisboa.

Foi confirmada, ainda, a compra de 12 Super Tucanos pela Força Aérea Portuguesa e anunciada a parceria entre a OGMA (Indústria Aeronáutica de Portugal) e a Embraer. À reunião plenária da cimeira, que teve lugar no Palácio do Planalto, seguiram-se, ao longo de três horas, várias reuniões setoriais em paralelo.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.