[weglot_switcher]

Bruxelas e EUA assumem compromisso com o desenvolvimento do Corredor do Lobito

“No centro deste esforço está o Corredor do Lobito, um projeto de infraestruturas transformador que irá melhorar a conectividade regional, garantir cadeias de abastecimento de minerais essenciais e impulsionar o crescimento económico sustentável”, acrescentam Bruxelas e Washington na mesma nota. 
5 Dezembro 2025, 15h42

A Comissão Europeia e o Governo dos Estados Unidos assumiram, esta sexta-feira, que estão comprometidos com o apoio ao desenvolvimento do Corredor do Lobito, trabalhando em conjunto para conseguir oportunidades de investimento para a região dos Grandes Lagos em África.

Num comunicado conjunto, no qual as duas partes sublinham o “compromisso comum de promover a paz, a segurança e o crescimento económico na região dos Grandes Lagos”, Bruxelas e Washington garantem estar “empenhados em criar as condições necessárias para aumentar o investimento dos EUA e da UE em toda a região, reconhecendo que o desenvolvimento económico é uma pedra angular da estabilidade a longo prazo”.

“No centro deste esforço está o Corredor do Lobito, um projeto de infraestruturas transformador que irá melhorar a conectividade regional, garantir cadeias de abastecimento de minerais essenciais e impulsionar o crescimento económico sustentável”, acrescentam Bruxelas e Washington na mesma nota.

O compromisso é tornado público no rescaldo da assinatura de um acordo de paz entre a República Democrática do Congo (RDC) e o Ruanda, mediado por Washington, que sentou à mesa Félix Tshisekedi e Paul Kagame, com Donald Trump presente.

Ainda segundo a mesma nota, as duas partes estão “a trabalhar em estreita colaboração com os líderes do setor privado e os parceiros africanos para reabilitar e modernizar o Corredor do Lobito, assegurando o seu sucesso como catalisador do desenvolvimento regional”. Além disso, estão prontos “a discutir possíveis formas de financiamento de propostas que assegurem a sincronia com a reabilitação em curso no lado angolano do Corredor, a fim de maximizar a eficiência e o sucesso do projeto”.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.