[weglot_switcher]

Bruxelas quer cortes acima de 60% na pesca de bacalhau em 2020

Os cortes ainda têm de ser aprovados pelos estados-membros da União Europeia em dezembro. A Comissão Europeia quer reduzir a captura de bacalhau em 13 zonas de pesca em percentagens acima dos 60%.
24 Outubro 2019, 15h25

A Comissão Europeia quer reduzir as capturas de bacalhau em 2020. Bruxelas divulgou hoje a sua proposta para as capturas de pescado em 2020, que serão votadas no conselho europeu de pescas de 16 e 17 de dezembro, para entrarem em vigor a 1 de janeiro de 2020.

Bruxelas quantifica as capturas em totais admissíveis de capturas (TAC), que são quotas estabelecidas para a maioria dos stocks de peixes comerciais de “forma a manter ou restaurar a vitalidade dos stocks, permitindo a indústria lucrar com a pesca de maior quantidade de peixe”, segundo a Comissão Europeia.

A proposta da Comissão Europeia não inclui cortes na pesca de bacalhau na Noruega, o maior fornecedor deste peixe a Portugal. Cada português consumiu em média 6,5 quilos de bacalhau num total de 65 mil toneladas em 2016.

Desta forma, a pesca de bacalhau ao largo do mar da Irlanda é para reduzir em 68% em 2020 para 257 TAC face a este ano, segundo a proposta de Bruxelas.

Já a pesca de bacalhau no Mar Celta, costa ao sul da Irlanda, Canal Inglês, Canal de Bristol, baía de Biscaia, costa de Portugal continental, Açores, e as águas ao largo do noroeste de África, é para cortar em mais de 88% em 2020 face a este ano para 189 TAC.

Analisando a proposta na sua totalidade, que abrange 72 áreas no Atlântico e no Mar do Norte, a Comissão Europeia propõe reduções em 40 stocks, e o aumento ou a manutenção de 32 stocks.

“A Comissão também propõe medidas de salvaguarda para garantir que a quantidade de bacalhau no mar Celta recupere para níveis seguros. Estas medidas consistem no aumento da seletividade, encerramentos e controlo apropriado para prevenir pescarias ilegais”, destaca o comunicado.

Hoje também foi anunciado que a Comissão Europeia propõe cortes de 50% na captura de carapau em 2020 em águas continentais portuguesas, avançou a Lusa.

“Estas propostas consolidam os nossos esforços para a pesca sustentável no Atlântico e no mar do Norte. Nos últimos anos, tivemos um aumento estável no número de stocks saudáveis, e, como consequência, também um aumento estável nos lucros do nosso setor de pescas,”, disse em comunicado Karmenu Vella, comissário para o Ambiente, Pescas e Assuntos Marítimos.

Este é o resultado da gestão responsável e contínuo na implementação de esforços, primeiro pelos nossos pescadores, que são os primeiros a implementar as nossas medidas de conservação e também os primeiros a beneficiarem mais das metas propostas. Com este compromisso sustentado, 2020 vai ser outro ano de progresso para a pesca na Europa”, segundo o governante comunitário.

O setor de pesca da União Europeia gerou lucros de 1,3 mil milhões de euros em 2019.

 

Depois da sardinha, Bruxelas agora quer cortar em 50% a pesca de carapau em águas portuguesas

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.