[weglot_switcher]

BYD com resultados de 5,1 mil milhões de euros a subirem 34%

O lucro líquido atribuível aos acionistas da fabricante chinesa de carros eléctricos BYD atingiu 40,25 mil milhões de yuans (5,1 mil milhões de euros), o que traduz um aumento de 34% em relação ao ano anterior.
26 Março 2025, 18h33

O lucro líquido atribuível aos acionistas da fabricante chinesa de carros eléctricos BYD atingiu 40,25 mil milhões de yuans (5,1 mil milhões de euros), o que traduz um aumento de 34% em relação ao ano anterior.

A fabricante líder mundial de veículos movidos a novas energias (EV e PHEV) e baterias elétricas, publicou o seu relatório financeiro de 2024 com todos os principais indicadores operacionais a atingirem máximos históricos.

Em 2024, as receitas atingiram 777,1 mil milhões de yuans (99,2 mil milhões de euros), o que representa um aumento de 29% em relação ao
ano anterior.

No ano passado a BYD vendeu 4,27 milhões de veículos, gerando 99,2 mil milhões de euros em receitas, incluindo 221,9 mil milhões de yuans (28,3 mil milhões de euros) provenientes de mercados estrangeiros.

O investimento da empresa em I&D (Investigação e Desenvolvimento) ascendeu a 54,2 mil milhões de yuan (6,9 mil milhões de euros) e as reservas de tesouraria (incluindo, entre outras, caixa e equivalentes de caixa e ativos financeiros transacionáveis) atingiram 154,9 mil milhões de yuan (19,8 mil milhões de euros), com o fluxo de tesouraria operacional líquido a atingir 133,5 mil milhões de yuan (17 mil milhões de euros).

Em 2024, as vendas globais de automóveis da BYD atingiram 4,27 milhões de unidades, o que traduz um aumento de 41% em relação ao ano anterior, ocupando o quarto lugar a nível mundial entre todas as marcas de carros.

“Este rápido crescimento das vendas é impulsionado pelo investimento contínuo em investigação e desenvolvimento. As despesas de I&D da BYD atingiram cerca de 6,9 mil milhões de euros em 2024, um aumento de 36% em termos anuais e muito superior ao seu lucro líquido”, refere o comunicado.

Durante os últimos 14 anos (2011-2024), a BYD investiu  mais em I&D do que o seu lucro líquido anual 13 vezes, revela ainda a nota.

“Até à data, o investimento acumulado da BYD em I&D ultrapassou os 180 mil milhões de yuan (23 mil milhões de euros), permitindo a criação de tecnologias inovadoras como o sistema híbrido Super DM de quinta geração, a e-Plataform 3.0 com motor triplo, o sistema de controlo inteligente da carroçaria DiSus e a recentemente anunciada Super e-Platform”, refere a rival chinesa da Tesla.

A BYD diz que no final de 2024, as reservas de tesouraria atingiram um recorde de 19,8 mil milhões de euros, enquanto a dívida remunerada diminuiu de 36,55 mil milhões de yuan (4,7 milhões de euros) em 2023 para 28,58 mil milhões de yuan (3,65 mil milhões de euros, representando apenas 4,9% do passivo total, um dos níveis mais baixos do setor.

No início de março de 2024, a BYD concluiu uma colocação acelerada de ações no valor de 43,5 mil milhões de dólares de Hong Kong (5,18 mil milhões de euros), marcando o maior refinanciamento de capital na indústria automóvel global na última década.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.