O custo do cabaz de produtos alimentares essenciais continua a aumentar em Portugal e atingiu esta semana o valor mais elevado desde 2022, segundo a análise semanal da DECO PROteste. O conjunto de 63 bens essenciais custa agora 253,43 euros, refletindo um aumento acumulado de 35,02% face a há quatro anos.
Desde o início de 2026, o cabaz já encareceu 11,61 euros, aproximando-se de uma subida de 12 euros nas primeiras semanas do ano. Só na última semana, entre 4 e 11 de fevereiro, verificou-se um acréscimo de 34 cêntimos, correspondente a 0,13%.
Entre os produtos com maior subida de preço na última semana destacam-se a curgete, que aumentou 29% para 3,69 euros, o café torrado moído, que subiu 19% para 5,28 euros, e a massa espirais, com um aumento de 16% para 1,35 euros. Desde o início do ano, os maiores aumentos registaram-se na curgete, com uma subida de 96%, no peixe-espada preto, com 23%, e na dourada, com 21%.
Face ao mesmo período de 2025, comprar este cabaz custa mais 12,04 euros, ou seja, mais 4,99%. Em comparação com 2022, os consumidores pagam hoje mais 65,73 euros pelos mesmos produtos.
Em termos homólogos, os maiores aumentos verificam-se na curgete, com uma subida de 70%, no café torrado moído, que aumentou 51%, e no robalo, com uma subida de 33%. Desde o início da monitorização, em janeiro de 2022, os produtos que mais encareceram foram a carne de novilho para cozer, com um aumento de 119%, os ovos, com 86%, e o café torrado moído, com 76%. Há quatro anos, estes produtos custavam respetivamente 5,82 euros por quilo, 1,14 euros e 2,99 euros.
O cabaz monitorizado inclui produtos de várias categorias essenciais, como carne, peixe, congelados, frutas e legumes, laticínios e mercearia. Entre os itens considerados encontram-se frango, pescada, cebola, batata, banana, arroz, esparguete, leite, queijo e manteiga, entre muitos outros.
Os dados divulgados confirmam a tendência de aumento dos preços alimentares em Portugal, com impacto direto no orçamento das famílias, num contexto em que os bens essenciais continuam a pressionar o custo de vida.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com