[weglot_switcher]

Cabo Verde distingue filmes de Avanca

Praia e Fogo foram o palco da 4ª edição do DjarFogo International Film Festival, sob o tema “Libertação Através da Própria Cultura”, que celebrou o centenário do nascimento de Amílcar Cabral e o poder do cinema.
Cultura do Arroz em Estarreja, de Sofia Barata e Inês Pinto
11 Novembro 2024, 19h32

Os filmes “Cultura do Arroz em Estarreja” de Sofia Barata e Inês Pinto, e “Talaias” de Maria Raquel Atalaia foram distinguidos com menções honrosas na competição internacional do 4º DjarFogo Festival Internacional de Cinema 2024, que decorreu na cidade da Praia e na Ilha do Fogo, em Cabo Verde, entre 4 e 10 de novembro.

O documentário da dupla de realizadoras aborda a cultura tradicional do arroz e o seu processo local de industrialização, tendo sido produzido pelo Cine Clube de Avanca e a Câmara Municipal de Estarreja, com um apoio de uma equipa técnica local e recorrendo ao espólio que permitiu recentemente abrir o “Arroz – Museu Fábrica da História”.

Já a animação “Talaias”, de Maria Raquel Atalaia, dirige-se ao público infantil e conta a história, sem recorrer a palavras, de um rapaz que foi rejeitado e que, ao refugiar-se na floresta, encontra um Talaia. A produção é da Filmógrafo e do Cine Clube de Avanca, e tem o apoio do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual.

As realizadoras Sofia Barata e Maria Raquel Atalaia estiveram presentes no festival para apresentar as respetivas obras e, também, para participar nos debates e no Cabo Verde International Film Market, organizado pelo DjarFogo.

O DjarFogo International Film Festival, uma organização dirigida pelo cineasta cabo-verdiano Guenny K. Pires, é produzido entre Cabo Verde e os EUA, em parceria com a Mount Saint Mary’s University/Hollywood Studio Campus e a Fundação Amílcar Cabral.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.