A Apple voltou esta semana a ser a empresa mais valiosa do mundo, ao atingir uma capitalização de mercado superior a 3,5 biliões de dólares (cerca de 3,2 biliões de euros), e agora o valor de cada trabalhador da tecnológica também aumentou. Segundo o portal de notícias Finbold, esta terça-feira cada funcionário está a valer 22 milhões de dólares (ou 20 milhões de euros).
Os especialistas da Finbold comparam este número da fabricante do iPhone com a Amazon, cuja força de trabalho é de aproximadamente 1,5 milhões de pessoas e tem uma avaliação de colaboradores na ordem dos 1,3 milhões de dólares (perto de 1,2 milhões de euros). Logo, quase 20 vezes mais baixa do que a da Apple.
“A variação também demonstra o poder da perceção dos investidores, uma vez que, apesar de ser mais reconhecida principalmente como um gigante do comércio eletrónico e, mais recentemente, do entretenimento pelo público em geral, a Amazon tem um papel forte no sector da Inteligência Artificial (IA) através dos seus centros de dados e serviços na cloud”, refere a Finbold.
Acima da Amazon – embora ainda abaixo da Apple – encontram-se outras tecnológicas, como Microsoft, Meta Platforms (Facebook) e Alphabet (Google), que contabilizam um valor de colaborador de sete milhões de dólares (6,4 milhões de euros).
Por outro lado, a Nvidia, uma empresa mais associada ao boom da IA, viu a avaliação dos seus colaboradores disparar para mais de 106 milhões de dólares (97 milhões de euros) desde outubro de 2022. É a líder isolada nesta tabela. Ou seja, existem diferenças notórias entre empresas do mesmo sector consoante as suas especificidades.
“A investigação da Finbold também descobriu o poder de se focar em indústrias e tecnologias essenciais no mundo moderno. A Nvidia, uma empresa cuja gama de serviços é ofuscada pela da Apple, mas não pela sua utilidade, detém a força de trabalho mais valiosa”, destacou Andreja Stojanovic, coautora deste estudo, num comunicado consultado pelo Jornal Económico.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com