PremiumCaixa pediu estudo à Nova SBE sobre créditos a Vale do Lobo

Estudo serve de suporte a eventuais ações judiciais contra ex-gestores que participaram na decisão. Sinaliza ausência de testes de esforço ao projeto.

A administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD), liderada por Paulo Macedo, encomendou um estudo ao Centro de Conhecimento de Finanças da Nova SBE para avaliar os pressupostos económicos e financeiros que estiveram na base do processo de decisão, em 2006, do financiamento de 194 milhões de euros ao empreendimento de Vale do Lobo.

Fonte próxima ao processo revelou o Jornal Económico que o parecer, encomendado à Nova SBE Finance Knowledge Center, serve de suporte técnico à avaliação jurídica que o banco público desencadeou com vista a eventuais ações judiciais contra antigos administradores da Caixa que participaram na decisão da operação de crédito ao empreendimento turístico no Algarve que levou a perdas de 294 milhões de euros.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.

Recomendadas

Banco Mundial alerta para falta de fundos para os mais pobres

Para David Malpass, o efeito devastador da pandemia na economia mundial é muito superior aos 5 biliões de dólares de riqueza destruída apontados numa primeira estimativa de danos.

Deutsche Bank emite o seu primeiro ‘green bond’

A obrigação verde, de 500 milhões de euros, a seis anos tem um cupão de 1,375%. O banco alemão planeia alocar 200 mil milhões de euros em investimentos sustentáveis ​​até 2025.

Millennium bcp e ActivoBank disponibilizam Apple Pay aos clientes

Os cartões BCP estreiam-se nesta aplicação e acabam com a “exclusividade” do Crédito Agrícola. Os clientes do Millennium passam a poder adicionar os seus cartões ao serviço de pagamentos digitais da Apple, que já vem integrado nos iPhone mais recentes.
Comentários