Depois dos problemas nas cadeias de abastecimento e flutuação dos preços da energia que afetaram o sector automóvel (e outros sectores) nos últimos dois anos derivado da guerra na Ucrânia, o ano de 2024 deverá trazer melhorias no segmento da mobilidade elétrica. Segundo a ‘Previsão Global da Mobilidade Elétrica 2024’, da Juice Technology, os registos de novos veículos elétricos (híbridos e exclusivamente elétricos) devem atingir uma quota de 50% em 2025 na Europa e Estados Unidos.
Este aumento será ainda mais expressivo em 2023, ano em que as previsões da empresa especialista em soluções de carregamento para veículos elétricos aponta para uma quota de 80% em ambos os mercados. Esta é uma das quatro tendências que o estudo realizado em parceria com a Future Matters, empresa especializada em prospetiva, transformação digital e mobilidade elétrica indica que vão marcar a mobilidade elétrica a partir deste ano.
Boas notícias para os registos na Europa e nos EUA
Prevê-se que a percentagem de veículos elétricos (híbridos e exclusivamente elétricos) nos novos registos na Europa e nos EUA aumente para 50% até 2025 e para 80% até 2030. Esta previsão será impulsionada principalmente pela crescente disponibilidade de veículos elétricos a preços atrativos concebidos por novos fabricantes de VE dos EUA, da China e de outros países asiáticos.
O estudo considera que este desenvolvimento pode ser ameaçado se forem aplicadas políticas desfavoráveis ou fortes pressões de grupos de pressão (por exemplo, pela indústria do petróleo e do gás) com o objetivo específico de impedir ou abrandar a mobilidade elétrica.
Frotas e empresas, atores em crescimento
Enquanto no passado os veículos elétricos atraíam principalmente clientes particulares, o crescimento do segmento de frotas comerciais e empresariais está a tornar-se cada vez mais notório. Estima-se que a percentagem de registos destes veículos cresça dos atuais 15% para 45% até ao final de 2025, a nível mundial.
Esta tendência, que abrange todos os sectores de frotas comerciais (desde os veículos de empresa até aos veículos utilitários e de aluguer), é impulsionada por considerações ecológicas (compromissos ESG e objetivos de CO2). Mas as razões económicas também ganharão peso, por duas razões: em primeiro lugar, a oferta de veículos elétricos de gama média começa a crescer e, em segundo lugar, o TCO (“Total Cost of Ownership“, custo total de propriedade) começa a ser considerado, o que implica que, a longo prazo, o veículo elétrico pode levar a poupanças de custos devido, entre outras razões, a custos de manutenção mais baixos do que no caso dos veículos de combustão.
Tarifas mais baratas a médio e longo prazo, condicionadas por uma maior quota de energias renováveis
Num futuro próximo, é de esperar que os preços da energia desçam e que as tarifas variáveis de energia se tornem cada vez mais disponíveis. Tal será determinado pela quota crescente das energias renováveis no cabaz energético.
Sistemas inteligentes de gestão da carga cada vez mais importantes
Os automóveis estão a assumir um papel fundamental na estabilidade da rede elétrica local, como elemento ativo na atenuação dos picos de carga. A condição prévia para tal é uma distribuição eficiente da corrente disponível através de sistemas de carregamento inteligentes.
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