[weglot_switcher]

Cascais instala 444 câmaras de videovigilância com investimento de 12,5 milhões

Com a aprovação do Tribunal de Contas, que validou todos os procedimentos legais e processuais, o município dará início à implementação do sistema de videovigilância em espaço público.
25 Abril 2025, 10h20

O Município de Cascais vai avançar com a instalação de 444 câmaras de videovigilância, após ter obtido, esta quinta-feira, o visto do Tribunal de Contas. Este projeto representa um investimento municipal de 12,5 milhões de euros.

Com a aprovação do Tribunal de Contas, que validou todos os procedimentos legais e processuais, o município dará início à implementação do sistema de videovigilância em espaço público.

As câmaras serão instaladas em locais criteriosamente selecionados em colaboração com a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR), considerando fatores como o histórico de ocorrências, índices criminais e a concentração de multidões.

O sistema de CCTV tem como objetivos principais proteger pessoas e bens, prevenir crimes e melhorar a capacidade de resposta e coordenação das Forças de Segurança, salienta a Câmara Municipal de Cascais em comunicado.

O acesso às imagens de videovigilância será restrito às Forças e Serviços de Segurança, em conformidade com a legislação em vigor, sublinha-se no documento.

As imagens serão monitorizadas no Centro de Controlo e Segurança Municipal, que está a ser construído junto ao novo polo universitário de Tires, próximo do Aeródromo Municipal de Cascais.

Este edifício, que representa um investimento adicional de 7,5 milhões de euros, contará com uma sala de comando e uma sala de crise equipadas com tecnologia moderna para assegurar resiliência em situações de emergência, assegura a autarquia.

Além disso, o visionamento das imagens também poderá ser realizado no Comando Metropolitano de Lisboa (PSP) e no Comando Territorial de Lisboa (GNR).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.