[weglot_switcher]

Catarina Martins admite “maus resultados” em eleições autárquicas

Catarina Martins saudou também “a eleição da Joana Mortágua, uma eleição muito difícil” e disse que o partido demonstraria a disponibilidade de sempre, “mas também a mesma determinação”.
27 Setembro 2021, 18h14

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, assumiu que o partido obteve “maus resultados” nas eleições autárquicas. No entanto, enalteceu os vereadores que o BE conseguiu eleger.

“É de consideração que a instrumentalização de fundos e políticas públicas autárquica tenha tido resultados opostos ao que o partido socialista nacional esperava”, começou por dizer Catarina Martins aos jornalistas, esta segunda-feira. Na passada noite eleitoral de domingo, BE perdeu vereadores que tinha conseguido eleger em 2017 em localidades como Portimão, Amadora, Vila Franca de Xira, Abrantes, Torres Novas, Seixal e Moita.

“Nos maus resultados que assumimos e lamentamos, temos no entanto alguns resultados que saudamos como positivos. Saudamos a eleição de Beatriz Dias Gomes, professora de escola pública, mulher negra, ativista e antirracista que será a voz determinada na Câmara de Lisboa pela igualdade”, sublinhou a bloquista.  Sobre Lisboa, durante noite eleitoral, Catarina Martins admitiu estar disponível para “continuar a ser uma solução” com Fernando Medina na Câmara de Lisboa.

“Toda a gente conhece o Bloco de Esquerda. Não negociamos com a direita e quando negociamos, negociamos em nome da vida concreta das pessoas”, disse Catarina Martins.

Catarina Martins saudou também “a eleição da Joana Mortágua, uma eleição muito difícil, num cenário de grande polarização e o partido socialista em Almada terá agora de escolher se quer governar à direita ou à esquerda”. “O Bloco de Esquerda terá a disponibilidade que sempre disse que teria, mas também a mesma determinação e a eleição da Joana Mortágua é a possibilidade de um fio à esquerda para a Câmara de Almada”, frisou Catarina Martins

“Queria saudar também a eleição de Carla Castelo, independente do movimento evoluir Oeiras, uma coligação que o Bloco de Esquerda integrou e vamos ter em Oeiras uma vereadora pelo ambiente e pela transparência que é bem necessária para fazer oposição a Isaltino Morais”, destacou a coordenadora do BE.

Sobre a vitória em Oeiras, a candidata Carla Castelo escreveu no Facebook: “Alcançámos os objetivos que traçámos na Coligação Evoluir Oeiras: elegemos para a Câmara Municipal de Oeiras, para a Assembleia Municipal e para 3 das 5 assembleias de freguesia. Estamos cansados mas satisfeitos e prontos para trabalhar em prol do interesse público nos vários órgãos autárquicos”.

Além de Beatriz Gomes Dias, Joana Mortágua, Carla Castelo, a representante do BE também parabenizou Sérgio Aires pela sua eleição enquanto vereador na Câmara do Porto.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.