[weglot_switcher]

Católica no Jubileu do Mundo Educativo com forte presença académica e cultural no Vaticano

Nuno Crespo, diretor da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, apresenta a primeira Trienal de Arte das Universidades Católicas, um novo projeto do Vaticano, para o qual foi escolhido como curador. Por seu vez, a reitora, Isabel Capeloa Gil, moderou, esta quinta-feira, um debate com o Nobel da Literatura, Jon Fosse.
30 Outubro 2025, 20h49

A Universidade Católica Portuguesa está representada no Jubileu do Mundo Educativo, que decorre no Vaticano e em Roma até sábado, 1 de novembro, com uma comitiva de 80 pessoas, que inclui alunos, alumni, equipa reitoral, docentes e colaboradores.

Marca também presença em várias iniciativas deste evento jubilar que reúne participantes de todo o mundo para refletir sobre o papel da educação na sociedade contemporânea.

Uma dessas iniciativas, o congresso internacional “Constelações Educacionais – Um Pacto com o futuro”, decorreu esta quinta-feira dedicado aos desafios da educação face às novas configurações culturais e tecnológicas. Isabel Capeloa Gil, reitora da Católica, moderou a conversa com Jon Fosse, distinguido com o Prémio Nobel da Literatura em 2023.

Já Nuno Crespo, diretor da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, apresenta a primeira Trienal de Arte das Universidades Católicas, um novo projeto do Vaticano, para o qual foi escolhido como curador. Nomeado pelo Dicastério para a Cultura e a Educação assume assim a direção curatorial da trienal Art Cut, um projeto global e pioneiro a realizar em 2026, em vários países, com diferentes práticas artísticas, numa lógica híbrida que inclui plataformas digitais, instalação urbana e colaboração com instituições académicas e artísticas.

Outra das iniciativas do Jubileu do Mundo Educativo é a “Aldeia da Educação”, em torno da Praça de São Pedro, que funcionará como um ponto de encontro de saberes e experiências educacionais, com diversos espaços, entre os quais um stand institucional da Universidade Católica Portuguesa.

Hoje e amanhã, respetivamente, o programa jubilar inclui audiências de alunos e professores com o Papa Leão XIV, nas quais também estarão presentes representantes da Católica.

“A Universidade Católica Portuguesa está comprometida com uma ideia de educação como promessa de futuro, que articule a qualidade profissional com a inovação, a sensibilidade estética e social”, salienta a reitora.

Como membro da Aliança Estratégica das Universidades Católicas de Investigação (Strategic Alliance of Catholic Research Universities, ou SACRU, na sigla em Inglês), doutorandos e docentes da Católica participaram na Escola de outono desta instituição, que é outra das atividades que integra o Jubileu do Mundo Educativo, para debater a liberdade da investigação académica.

Isabel Capeloa Gil, recentemente eleita presidente da SACRU, apresentou esta aliança na embaixada portuguesa no Vaticano, ontem, numa receção com diplomatas e reitores e membros das nove universidades que compõem a aliança e que participam no Jubileu do Mundo Educativo.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.