[weglot_switcher]

CDS-PP avança com nova comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos

Centristas querem que trabalhos fiquem concluídos no prazo de 120 dias
30 Janeiro 2019, 14h56

O Grupo Parlamentar do CDS-PP requereu nesta quarta-feira a “constituição imediata e obrigatória” de uma comissão parlamentar de inquérito à recapitalização da Caixa Geral de Depósitos e à gestão do banco de capitais públicos.

O requerimento, a que o Jornal Económico teve acesso, estabelece que a comissão parlamentar deverá funcionar pelo prazo mais curto que permita cumprir quatro objetivos, sem ultrapassar os 120 dias.

Pretendem os deputados do CDS-PP “averiguar as contradições entre as declarações proferidas nas audições da I Comissão Parlamentar de Inquérito à Recapitalização da Caixa Geral de Depósitos e à Gestão do Banco e as informações do relatório da EY, nomeadamente sobre a concessão e renovação de créditos”.

Outro objetivo será “apreciar a atuação dos órgãos societários da CGD, incluindo os de administração, de fiscalização e de auditoria, dos auditores externos, dos governos, bem como dos supervisores financeiros”, nas suas respetivas atribuições e competências, “no que respeita à defesa do interesse dos contribuintes, da estabilidade do sistema financeiro e dos interesses dos depositantes, demais credores e trabalhadores da instituição e à gestão sã e prudente das instituições financeiras e outros interesses relevantes que tenham dever de salvaguardar”.

Além disso, os deputados do CDS-PP querem “apurar as práticas da gestão” do banco na concessão e gestão do crédito, “escrutinando em particular as posições de crédito de maior valor e/ou que apresentem maiores montantes em incumprimento ou reestruturados”.

Também em causa está a avaliação dos factos que fundamentaram a necessidade da recapitalização da Caixa Geral de Depósitos, “incluindo as efetivas necessidades de capital e de injeção de fundos públicos e as medidas de reestruturação do banco”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.