O governador do Banco de Portugal acredita que o Banco Central Europeu está “em condições de cortar as taxas de juro”. Esta opinião foi partilhada durante o concurso Geração Euro, mas não foi a primeira vez que Mário Centeno abriu a porta à discussão da descida dos juros.
Para Mário Centeno, a “grande preocupação” atualmente é “saber e determinar o momento ótimo de começar a descer as taxas de juro na área do euro”, defendendo que “neste momento estamos em condições de o poder fazer”.
“Temos de determinar o momento ótimo de corte das taxas de juro sem pôr em causa a economia da área do euro”, afirmou no evento.
Importa lembrar que, no mês passado, o governador do Banco de Portugal defendeu que o BCE tinha de estar disposto a analisar o corte já este mês, algo que não aconteceu, com Christine Lagarde a atirar uma possível redução para junho.
O governador disse ainda que os países da área do euro não se encontram em recessão, mas sim perante um cenário de estagnação, sendo que os cortes dos juros podem impedir as economias de entrar em recessão. Agora, tudo se espera da reunião de 6 de junho.
Mário Centeno vai representar Portugal no próximo encontro do conselho do BCE, que acontece a 11 de abril.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com