Um dia depois de a Comissão Europeia ter proposto a saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo (PDE), as felicitações são mais que muitas ao Governo nacional. Já ontem, o secretário de Estado adjunto Ricardo Mourinho Félix dava conta das muitas “felicitações” recebidas pelo ministro das Finanças português, Mário Centeno, no ECOFIN. Mas no seu comentário, o secretário de Estado adjunto não fez referência a um episódio que hoje o site Publico relata na sua newsletter, citando fontes portuguesas não identificadas.
Diz o Publico que Wolfgang Schäuble, ministro das Finanças alemão, terá ontem apelidado Mário Centeno de “Ronaldo do ECOFIN” em comentários feitos à margem da reunião do conselho dos ministros das Finanças da União Europeia.
Curiosamente, até agora, o discurso de Schäuble vinha sendo bem diferente. Em fevereiro, o ministro alemão “encorajava fortemente” Centeno a não fugir ao “rumo bem-sucedido que vinha sendo seguido”, e quatro meses depois ameaçava mesmo o país com um segundo resgate, caso não fossem cumpridas as regras europeias. Já em outubro, Schäuble afirmou que “Portugal vinha tendo muito sucesso até [à chegada de] um novo Governo”.
A mudança de opinião do alemão surge numa altura em que o nome de Mário Centeno volta a surgir como provável novo líder do Eurogrupo, sucedendo a Jeroen Dijsselbloem, cujo mandato termina em janeiro.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com