[weglot_switcher]

CEO da Nestlé sai e ações recuam mais de 2%

A Nestlé possui marcas como a Cerelac, Chocapic, Cheerios, Corn Flakes, Haagen-Dazs, Kit Kat, e ainda a Nespresso.
Nestlé
23 Agosto 2024, 11h56

A Nestlé mudou o CEO, com Mark Schneider a passar as funções para Laurent Freixe. A alteração faz com que as ações da empresa estejam nesta altura a cair 2,3%.

Laurent Freixe era vice-presidente executivo e CEO para a zona da América Latina. A partir de 1 de setembro passa a ocupar o lugar da CEO.

Mark Schneider liderou a empresa, como CEO, nos últimos oito anos.

“Ao longo dos seus oito anos na empresa [como CEO], moldou ativamente o portefólio da empresa, em linha com a estratégia da Nestlé e com foco em categorias de alto crescimento, como café, cuidados para animais de estimação e produtos de saúde nutricional”, salientou a Nestlé, sobre Mark Schneider.

“Laurent Freixe juntou-se à Nestlé França em 1986. Desde então, tem progredido continuamente dentro da empresa, assumindo vários cargos de responsabilidade crescente em diferentes negócios, mercados e zonas. Geriu com sucesso a Europa durante a crise financeira e económica, de 2008 a 2014. Em seguida, assumiu o cargo de CEO das Américas, onde acelerou o crescimento. Após a criação de uma nova estrutura de zonas da Nestlé em 2022, Laurent Freixe foi nomeado CEO da zona da América Latina, onde tem liderado com sucesso em condições desafiantes”, destacou a empresa.

O presidente do Conselho de Administração, Paul Bulcke, considerou que Laurent Freixe é “um líder talentoso com perspicácia estratégica, vasta experiência e conhecimento no mercado, bem como um profundo conhecimento dos mercados e dos consumidores”, acrescentando que o novo CEO da empresa “demonstrou a sua capacidade de produzir resultados em condições de mercado desafiantes. A Nestlé irá reforçar ainda mais a sua posição como empresa de confiança através da criação de valor consistente e sustentável”.

Paul Bulcke mostrou-se grato a Mark Schneider pelas “contribuições significativas” que este teve para a Nestlé e pela sua “liderança notável e constante em tempos turbulentos”.

Já Laurent Freixe mostrou-se “privilegiado” por “ter tido a oportunidade de continuar a construir e a fortalecer” a Nestlé e mostrou-se “entusiasmado” por assumir a posição de CEO da empresa.

“Haverá sempre desafios, mas temos pontos fortes incomparáveis, como marcas e produtos icónicos, uma presença global incomparável, capacidades de liderança nas áreas da inovação e execução e, acima de tudo, pessoas e equipas excecionais”, acrescentou Laurent Freixe.

Já Mark Schneider salientou que liderar a Nestlé nos últimos oito anos foi “uma honra” e mostrou-se grato pelo que foi alcançado e por se ter transformado a Nestlé numa empresa “preparada para o futuro, inovadora e sustentável”.

As ações da Nestlé caem 12% desde o início do ano. No último ano a quebra atinge os 16,5%.

A empresa possui marcas como a Cerelac, Chocapic, Cheerios, Corn Flakes, Haagen-Dazs, Kit Kat, Lion, Maggi, Nescafé, Nespresso, Nesquik, Smarties.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.