[weglot_switcher]

Chinesa BYD alia-se à Saudi Aramco para desenvolver tecnologia automóvel

As duas empresas prometem colaborar para reduzir as emissões de carbono no setor, através da criação de soluções que façam aumentar a eficiência dos carros.
BYD
A BYD Build Your Future logo during the 101st Brussels Motor Show at Brussels Expo in Brussels, Belgium, 16 January 2025. The event takes place from 10 to 19 January 2025. EPA/OLIVIER MATTHYS
21 Abril 2025, 13h48

A fabricante de automóveis elétricos chinesa BYD aliou-se à petrolífera Saudi Aramco para que juntas possam desenvolver tecnologias destinadas a carros elétricos.

Num comunicado divulgado no site da empresa saudita, faz-se saber que o foco da parceria está na inovação do setor, tendo em vista “eficiência e performance ambiental”

A BYD é um dos grandes players chineses na construção de carros eletrificados e ganha um peso cada vez maior ao redor do globo. No mercado europeu lançou, durante a semana passada e pela primeira vez, um híbrido plug-in.

A Saudi Aramco Technologies Company (SATC), por seu turno, está a fazer investimentos um pouco por todo o mundo. O respetivo capital é detido maioritariamente pelo Estado saudita.

Neste contexto, o vice-presidente para a supervisão e coordenação de tecnologia da Saudi Aramco, Ali Al-Meshari, fez saber que a companhia “está a explorar formas de potencialmente otimizar a eficiência dos transportes”, em declarações citadas no comunicado.

O vice-presidente da BYD Luo Hongbin sublinhou que o acordo deve contribuir para a criação de “soluções que combinam uma performance altamente eficiente com uma baixa pegada carbónica”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.