A redução das vendas ao retalho foi maior no período inflacionista do que na altura do ajustamento (anos da ‘troika’), de acordo com informação avançada por Nuno Fernandes Thomaz, presidente da Centromarca, a associação portuguesa de empresas de produtos de marca, em entrevista à “Antena 1” e “Jornal de Negócios”
“O choque inflacionista foi brutal. Ainda não tínhamos experimentado isto no quadro do euro e a inflação subiu bastante”, referiu este dirigente.
Nuno Fernandes Thomaz destacou que “os consumidores tiveram que se adaptar” e especificou o seu com portamento: “Deixaram de consumir fora para voltarem a fazê-lo em casa. Começaram a consumir menos em termos de volume. Os números aqui enganam muito porque houve um crescimento das vendas ao retalho mas em termos de volume houve uma quebra grande”, destacou.
“No período de ajustamento, da ‘troika’, houve uma redução das vendas ao retalho de cerca de 5%. Tendo em conta o período inflacionista, essa redução do volume foi de 9%”, referiu o dirigente máximo desta associação.
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