[weglot_switcher]

Cibersegurança: Crescem os ataques em plataformas de recrutamento online

A Kaspersky detetou mais de seis milhões de ataques relacionados com ferramentas de trabalho e plataformas de recrutamento como LinkedIn, Indeed e Glassdoor, entre julho de 2024 e junho de 2025.
19 Agosto 2025, 15h45

A procura de emprego está a tornar-se cada vez mais digital, mas esta transição traz riscos significativos de cibersegurança. Entre julho de 2024 e junho de 2025, a Kaspersky detetou mais de seis milhões de ataques relacionados com ferramentas de trabalho e plataformas de recrutamento como LinkedIn, Indeed e Glassdoor. Os cibercriminosos estão a explorar a vulnerabilidade dos candidatos, utilizando ataques de phishing, malware e roubo de dados pessoais.

Em particular, o LinkedIn foi alvo de mais de 650 mil tentativas de acesso a páginas falsas que imitavam a plataforma.

Evgeny Kuskov, especialista em segurança da Kaspersky, alerta que “quando uma pessoa está à procura ativa de trabalho, tende a reagir rapidamente a mensagens urgentes ou ofertas promissoras, comportamento que os cibercriminosos exploram com ataques de engenharia social”.

Os ataques incluem a imitação de ofertas de emprego legítimas, levando os utilizadores a descarregar ficheiros maliciosos ou a fornecer informações sensíveis. Algumas tentativas envolveram simulações de atualizações de software, como o Zoom, com o objetivo de instalar malware no dispositivo da vítima.

Para proteger quem procura emprego, a Kaspersky recomenda verificar sempre o remetente dos emails e evitar clicar em links ou anexos desconhecidos, confirmar a legitimidade de ofertas de trabalho diretamente nos sites oficiais das empresas, não reutilizar palavras-passe entre plataformas e optar por gestores de passwords, utilizar autenticação multifatorial, especialmente em contas de email e redes sociais, instalar software apenas a partir de fontes oficiais e manter o sistema atualizado, e reforçar a proteção com soluções de segurança fiáveis e garantir conexões seguras com VPN.

Para sensibilizar os utilizadores sobre esses riscos, a Kaspersky desenvolveu o “Case 404”, um jogo interativo que simula situações reais do dia a dia digital, desafiando os jogadores a identificar sinais de phishing e outras ameaças comuns.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.