[weglot_switcher]

Cimeira do Alasca: “Quando um país não está sentado à mesa, é sinal de que faz parte do menu”. Veja “A Arte da Guerra”

Estamos a horas do início da cimeira do Alasca entre Trump e Putin, e com a provável ausência de partes tão interessadas como o são a própria Ucrânia e os países europeus que fazem parte do grupo que a apoiou desde a primeira hora. O embaixador Francisco Seixas da Costa analisa ainda a a guerra das tarifas.
14 Agosto 2025, 11h00

Ouça e acompanhe “A Arte da Guerra” também em formato podcast:

Apple PodcastsSpotify | Google Podcasts | Anchor

Estamos a horas do início da cimeira do Alasca entre Trump e Putin, e com a provável ausência de partes tão interessadas como o são a própria Ucrânia e os países europeus que fazem parte do grupo que a apoiou desde a primeira hora.

A própria existência da cimeira e essas ausências são duas vitórias iniciais averbadas por Vladimir Putin. Entretanto, em Gaza – e muito provavelmente na Cisjordânia de seguida – prossegue o projeto de ‘israelização’ de todo o mundo palestiniano, numa altura em que, a medo e quase com vergonha, vários países europeus tentam uma nova abordagem, que passa pelo reconhecimento do Estado da Palestina.

Mais genericamente, prossegue a inenarrável novela das tarifas – desta vez com foco na Índia e no Brasil, deixando evidente que, a coberto do comércio internacional, os Estados Unidos pretendem assenhorar-se do de uma zona de influência que por qualquer razão consideram legítima.

Tudo para ver no programa desta semana de A Arte da Guerra, com o embaixador Francisco Seixas da Costa e condução do jornalista António Freitas de Sousa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.