A Vodafone já começou a restabelecer os serviços de 4G, mas o ataque informático continua a causar outros problemas. Desta vez os clientes operadora detetaram o aparecimento de contactos desconhecidos no telemóvel.
Segundo utilizadores que partilharam fotografias e vídeos sobre o assunto surgiram novos contactos nos telemóveis com o nome “Vodafone”.
pessoal que é da Vodafone, vão à vossa lista de contactos e vejam se têm Vodafone guardado com vários números! Apagar e bloquear porque pode ser vírus pic.twitter.com/eHuCXPSlfj
— andré (@drezecos) February 8, 2022
AINDA ACERCA DOS ATAQUES À VODAFONE pesquisem na lista de contactos um contacto chamado “Vodafone”, e se tiverem APAGUEM-NO. É ainda resultado do cybercrime. pic.twitter.com/knnDQqWldi
— (@BrunaSociopath) February 9, 2022
🇵🇹 Tinha um destes com uns 6/7 números e 5 contactos com o nome “VODAFONE” sem nenhum número associado. Todos os 6 contactos bloqueados e apagados. @VodafoneGroup @VodafonePT é preciso avisar os clientes disto…
🇬🇧 Translation below! https://t.co/md1bSwz67n
— Beatriz Ramos Falcão 🐼🐧🦉 (@beatrizrf17) February 9, 2022
Em resposta aos números que surgiram nos telemóveis, a Vodafone esclareceu “que os números listados debaixo do contacto Vodafone que aparecem em algumas listas de contactos dos clientes pertencem todos à Vodafone. Decorrem de uma funcionalidade da APP My Vodafone, já existente, que permite ao cliente identificar a origem do número chamador associado a campanhas de marketing”.
“O objetivo desta funcionalidade é dar aos clientes a possibilidade de atender, ou não, chamadas provenientes da Vodafone. A disponibilização destes contactos, ao abrigo desta funcionalidade, não está relacionada com o ciberataque. Caso os clientes não pretendam identificar o número chamador como Vodafone, podem apagar este contacto do telefone”, explicou a empresa.
A Vodafone foi alvo de ataque informático na noite de segunda-feira, 7 de fevereiro, conforme explicou a empresa em comunicado. “A Vodafone foi alvo de uma disrupção na sua rede, iniciada na noite de 7 de fevereiro de 2022 devido a um ciberataque deliberado e malicioso com o objetivo de causar danos e perturbações”, referiu a Vodafone.
Entre os serviços afetados estiveram também as caixas multibanco. “A rede multibanco SIBS é cliente Vodafone e a rede de ATMs está suportada na rede da Vodafone. Alguns dos ATMS tem como interligação a rede móvel de dados que esteve indisponível até perto da meia noite. Quando ligámos a rede 3G estes serviços recuperaram, mas vários clientes tiveram a experiência de encontrar esses ATMs indisponíveis durante esse período”, revelou o presidente da Vodafone Portugal, Mário Vaz, na terça-feira.
Por sua vez, num vídeo em reação ao sucedido, Mário Vaz pediu desculpa aos clientes pela “falha involuntária” e classificou o ataque como “terrorista e inqualificável”.
Sobre os ataques especialistas avisaram ao Jornal Económico que os ciberataques em Portugal estão a aumentar e deixam seis recomendações para as empresas se protegerem.
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