[weglot_switcher]

Cofina reorganiza estrutura. Octávio Ribeiro sai da direção-geral do “Correio da Manhã” e “CMTV”

O grupo de comunicação social vai deixar de contar com uma direção geral editorial, uma função que será extinta. Carlos Rodrigues irá assumir a liderança editorial do jornal generalista e do canal de televisão.
8 Junho 2021, 18h03

A Cofina Media informou esta terça-feira que vai reorganizar a sua estrutura organizativa, deixando de contar com uma direção geral editorial, uma função que será extinta. Com as mudanças no grupo, Octávio Ribeiro sai da direção-geral do “Correio da Manhã” (CM) e “CMTV” e Carlos Rodrigues irá assumir a liderança editorial do jornal generalista e do canal de televisão.

Desde 2017, a empresa de comunicação social concentrou a direção editorial de todos os seus títulos – “CM”, “CMTV”, “Jornal de Negócios”, “Sábado”, “Record”, “Flash”, “TV Guia”, “Máxima” e “Aquela Máquina” numa direção geral liderada por Octávio Ribeiro, tendo Armando Esteves Pereira e Alfredo Leite como diretores-gerais adjuntos. Porém, Octávio Ribeiro – que está na Cofina desde 2002 – vai-se dedicar a projetos fora dos media.

Contudo, devido ao contexto do sector, Cofina passará a contar com  responsáveis editoriais por marcas, televisão e “CM” por um lado, e os restantes títulos por outro, para “otimizar” o segmento televisivo e “reforçar” a identidade própria dos restantes.

“O Octávio Ribeiro tem sido ao longo dos anos um profissional que sempre fez a diferença, com ousadia, empenho e focado no desenvolvimento de um grupo de media independente, com um posicionamento sempre claro em favor do leitor e do espetador, a quem estaremos sempre agradecidos”, garante o CEO da Cofina, Paulo Fernandes.

Octávio Ribeiro diz que a empresa foi para si, “desde o início, uma casa de liberdade e de responsabilidade”. “Durante todos estes anos fui consolidando a ideia de que é o melhor local para se ser jornalista em Portugal, sem condicionalismos, sem receios, com ousadia e vontade de a cada dia contribuir para um Portugal melhor. Considero, ao fim destes anos, ter dado o melhor que consegui. Mas a vida é feita de etapas, e saio com o sentimento de que as equipas da Cofina continuarão empenhadas, diariamente, a cumprir cada vez melhor a sua missão”, afirma.

Os restantes títulos da Cofina, como a revista “Sábado” ou o “Jornal de Negócios” ficam entregues às direções que se encontram em funções.

Carlos Rodrigues começou a sua carreira jornalística na RTP, tendo depois integrado os quadros da TVI. Antes de iniciar funções, em 2012, no “CM” e na “CMTV”, onde integrava a direção como diretor executivo, foi subdiretor de informação da SIC.

Notícia atualizada às 18h46

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.