[weglot_switcher]

“Combate à abstenção também se faz através de novas formas de votar”, sublinha Cotrim Figueiredo

O presidente da Iniciativa Liberal (IL) exerceu este domingo o seu voto antecipado para as eleições presidenciais e deixou um apelo para que sejam criadas mais modalidades de votação.
  • Presidente do Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim Figueiredo
17 Janeiro 2021, 10h25

João Cotrim Figueiredo deixou este domingo um apelo para que sejam criadas mais modalidades de votação em Portugal. O presidente da Iniciativa Liberal (IL) falou à imprensa em Lisboa, após ter exercido o seu direito de voto antecipado nas eleições presidenciais marcadas para 24 de janeiro.

“A mobilização e o combate à abstenção também se faz através de novas formas de votar. Custa-me que nestas eleições presidenciais que é um único circulo presidencial não se tenha feito mais esforço para experimentar mais zonas de voto eletrónico, para ter o voto de correspondência devidamente trabalhado”, referiu Cotrim Figueiredo.

O líder da IL pediu também aos perto de 250 mil portugueses que se inscreveram para votar antecipadamente para que o façam. “Isto prova que os portugueses estão abertos a outras formas de votar, não tem de ir tudo no mesmo dia presencialmente… os 250 mil portugueses que se inscreveram deixo um apelo para que apareçam”, afirmou.

Os portugueses começam a votar hoje, uma semana antes das presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para o qual se inscreveram 246.880 eleitores, um número recorde.

Lisboa é o concelho com mais inscritos, 33.364, seguido do Porto, com 13.280, e Coimbra, com 9.201, de acordo com o mapa publicado pelo Ministério da Administração Interna, em que se informa quais os locais de voto em cada um dos concelhos. Os concelhos com menos inscritos são Porto Moniz, na Madeira, com oito inscritos, seguindo-se Nordeste, São Miguel, nos Açores, com nove, e Barrancos, distrito de Beja, com 14.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.