A Comissão Europeia pediu que a sustentabilidade ambiental esteja no centro dos sistemas de educação e formação da União Europeia.
Em comunicado a Comissão explica que “publicou hoje uma proposta de recomendação do Conselho sobre a aprendizagem para a sustentabilidade ambiental”.
“O objetivo da proposta é ajudar os Estados-Membros, as escolas, as instituições de ensino superior, as organizações não governamentais e todos os prestadores de ensino a dotar os alunos de conhecimentos e competências em matéria de sustentabilidade, alterações climáticas e ambiente”, diz a comissão.
A proposta da Comissão convida “os Estados-Membros a proporcionarem aos aprendentes de todas as idades o acesso a uma educação e formação inclusivas e de elevada qualidade sobre as alterações climáticas, a biodiversidade e a sustentabilidade”.
Além da recomendação foi ainda disponibilizado um novo Quadro Europeu de Competências para o Desenvolvimento Sustentável, publicado pelo Centro Comum de Investigação, onde estão identificadas “as competências necessárias para a transição ecológica, incluindo o espírito crítico e de iniciativa, o respeito pela natureza e a compreensão do impacto das ações e decisões quotidianas no ambiente e no clima mundial”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com