[weglot_switcher]

Comissão de inquérito ao Novo Banco deve avançar após auditoria

PS e PSD consideram “inevitável” criação de uma comissão de inquérito ao Novo Banco no Parlamento, mas vão esperar pela auditoria da Deloitte. CEO do banco será ouvido pelos deputados em setembro.
14 Agosto 2020, 11h00

O Partido Social Democrata (PSD) veio assumir esta semana que é “inevitável” a criação de uma comissão de inquérito ao Novo Banco. O partido junta-se assim ao Partido Socialista (PS) que, desde o ano passado, tem defendido a criação de uma nova comissão de inquérito ao banco liderado por António Ramalho. Os dois partidos entendem, no entanto, que primeiro é preciso aguardar pela auditoria ao Novo Banco que o Governo pediu à Deloitte.

Ao Jornal Económico (JE), o deputado do PSD Duarte Pacheco explica que “dificilmente se vai evitar” uma comissão de inquérito ao Novo Banco, mas que é melhor esperar pela auditoria à gestão do BES/Novo Banco entre 2000 e 2018, que incide sobre o período antes e depois da resolução do BES e criação do Novo Banco, “assumindo que a sua entrega estará para breve”. Duarte Pacheco recorda que a auditoria já devia ter sido entregue em maio, mas o prazo foi alargado até ao final de julho e, mais uma vez, não foi cumprido. “O Governo tem de impor um limite”, alerta. Tal como o JE noticiou, o relatório só deverá estar pronto no final de agosto.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.