PremiumComissão de inquérito ao Novo Banco deve avançar após auditoria

PS e PSD consideram “inevitável” criação de uma comissão de inquérito ao Novo Banco no Parlamento, mas vão esperar pela auditoria da Deloitte. CEO do banco será ouvido pelos deputados em setembro.

O Partido Social Democrata (PSD) veio assumir esta semana que é “inevitável” a criação de uma comissão de inquérito ao Novo Banco. O partido junta-se assim ao Partido Socialista (PS) que, desde o ano passado, tem defendido a criação de uma nova comissão de inquérito ao banco liderado por António Ramalho. Os dois partidos entendem, no entanto, que primeiro é preciso aguardar pela auditoria ao Novo Banco que o Governo pediu à Deloitte.

Ao Jornal Económico (JE), o deputado do PSD Duarte Pacheco explica que “dificilmente se vai evitar” uma comissão de inquérito ao Novo Banco, mas que é melhor esperar pela auditoria à gestão do BES/Novo Banco entre 2000 e 2018, que incide sobre o período antes e depois da resolução do BES e criação do Novo Banco, “assumindo que a sua entrega estará para breve”. Duarte Pacheco recorda que a auditoria já devia ter sido entregue em maio, mas o prazo foi alargado até ao final de julho e, mais uma vez, não foi cumprido. “O Governo tem de impor um limite”, alerta. Tal como o JE noticiou, o relatório só deverá estar pronto no final de agosto.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Relacionadas

PremiumBruxelas autorizou Novo Banco a financiar venda de imóveis

Na constituição do Novo Banco, a DG Comp da Comissão Europeia autorizou a instituição a conceder crédito aos compradores do imobiliário vendido pelo banco.

PremiumAuditoria da Deloitte ao Novo Banco afinal só chega em agosto

Primeiro-ministro garantiu que a auditoria à gestão do Novo Banco seria conhecida no final deste mês de julho, apesar de a Deloitte ter pedido mais tempo. Relatório final só estará pronto em agosto.

Novo Banco com prejuízos de 555,3 milhões. Até junho, estima pedir 176 milhões ao Fundo de Resolução

O banco ‘legacy’, que é o banco mau, teve perdas de 493,7 milhões de euros e, em face destas, o Novo Banco estima pedir, até junho uma injeção de capital de 176 milhões de euros ao abrigo do mecanismo de capital contingente (CCA), ao Fundo de Resolução.
Recomendadas

Deutsche Bank estima que PIB mundial volte a níveis pré-Covid em meados de 2021

Apesar do tom otimista, o banco alemão também mostra receios sobre as segundas vagas do coronavírus nos Estados Unidos e na Europa, que estão a aumentar a incerteza sobre as perspetivas económicas.
Braga de Macedo, Nuno Cassola

Jorge Braga de Macedo e Nuno Cassola: “Alimentou-se a ilusão que o sistema bancário era sólido”

“Por onde vai a banca em Portugal?” é o novo livro de Jorge Braga de Macedo, Nuno Cassola e Samuel da Rocha Lopes, editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos . Os dois primeiros falaram ao Jornal Económico, em entrevista, sobre o passado, a gestão, a supervisão e o futuro do setor.

Liberty cria ecossistema na ‘cloud’ pública

Construir um seguro à medida de cada um e uma oferta personalizável é o objetivo da Liberty Seguros com um novo ecossistema, afirma Alexandre Ramos, da área tecnológica da companhia.
Comentários