[weglot_switcher]

Commerzbank compra 75% da gestora de ativos da Aquila Capital

Esta parceria tem como objetivo “acelerar significativamente o crescimento da Aquila Capital Investmentgesellschaft e transforma a empresa numa das principais gestoras de ativos para estratégias de investimento sustentável na Europa”, revela a empresa em comunicado.
18 Janeiro 2024, 11h43

A Aquila Capital Investmentgesellschaft estabeleceu uma parceria estratégica com o Commerzbank e no âmbito desta parceria, o banco alemão adquire uma participação de 74,9% na empresa de investimento e desenvolvimento de ativos centrada na criação e gestão de ativos do Aquila Group.

As partes acordaram em não divulgar os pormenores financeiros da transação que está ainda sujeita às autorizações oficiais necessárias. “Prevê-se que a transação seja concluída no segundo trimestre de 2024”, avança a Aquila em comunicado.

Esta parceria tem como objetivo “acelerar significativamente o crescimento da Aquila Capital Investmentgesellschaft e transforma a empresa numa das principais gestoras de ativos para estratégias de investimento sustentável na Europa”, revela a empresa em comunicado.

Com esta cooperação, a Aquila Capital Investmentgesellschaft alarga a sua oferta de soluções de investimento em energia limpa, infraestruturas verdes e imobiliário sustentável a clientes privados e a uma vasta gama de clientes institucionais e empresariais.

“O Aquila Group, na qualidade de vendedor, sublinha o compromisso a longo prazo na empresa e continuará a desempenhar um papel de liderança na definição do seu crescimento futuro”, lê-se no comunicado.

“A Aquila Capital Investmentgesellschaft deverá beneficiar da marca sólida do Commerzbank e da sua rede de distribuição de quase 11 milhões de clientes privados e empresariais, 26 mil grupos de clientes empresariais e uma rede global com presença em mais de 40 países”, acrescenta a nota.

O banco terá acesso à experiência de investimento da Aquila Capital Investmentgesellschaft, “permitindo-lhe expandir a sua posição no mercado de investimentos em ativos reais”.

Este acordo vai de encontro à a ambição do Commerzbank de facilitar a transição energética.

“A cooperação representa um marco importante na história empresarial da Aquila Capital Investmentgesellschaft” diz a gestora que fala também em “base para um crescimento mútuo” e na garantia de “independência de gestão da Aquila Capital Investmentgesellschaft”.

A gestora de ativos vai manter-se autónoma em termos de operações, decisões de investimento, desenvolvimento de produtos e representação da marca.

As atuais equipas de gestão e de gestão de fundos da empresa manterão as suas funções.

“A empresa-mãe, o Aquila Group, mantém o seu compromisso a longo prazo e manterá o seu papel central na definição do crescimento futuro da Aquila Capital Investmentgesellschaft. A parceria é reforçada por acordos de cooperação entre o Commerzbank e o Aquila Group, dos quais beneficiarão os investidores e ambas as partes”, sublinha o comunicado.

Roman Rosslenbroich, CEO e cofundador do Aquila Group, lembra que “desde 2006, o foco central do nosso negócio tem sido contribuir para a descarbonização da economia global. A mudança para as energias renováveis e uma “industrialização verde” abre oportunidades de investimento que não só oferecem retornos atrativos, como também se tornarão cada vez mais importantes devido ao rápido crescimento das necessidades de capital nos próximos anos”.

“Neste contexto, estamos a intensificar os nossos esforços para mobilizar capital privado. A parceria com o Commerzbank expande significativamente a nossa rede de clientes, facilita o rápido desenvolvimento de novos e atrativos produtos de investimento destinados a uma economia neutra em carbono o e reforça a posição do Aquila Group no mercado”.

“Juntamente com o Commerzbank, planeamos aumentar significativamente o papel proeminente da Aquila Capital Investmentgesellschaft como um investidor em ativos reais sustentáveis e expandi-lo internacionalmente”, acrescenta.

Thomas Schaufler, Membro do Conselho de Administração responsável por Clientes Privados e Pequenas Empresas do Commerzbank, diz que o banco da Alemanha, tem “a ambição de moldar ativamente a transformação sustentável da economia e de direcionar os fluxos financeiros para projetos verdes”.

A parceria estratégica com o Aquila Group e a participação maioritária na Aquila Capital Investmentgesellschaft “são um acelerador de crescimento para o nosso compromisso com investimentos sustentáveis”, diz Schaufler.

“Com a transação, estamos a aumentar significativamente a gama de produtos de gestão de ativos sustentáveis para os nossos clientes e vamos expandir a nossa posição no mercado de forma ainda mais acelerada. Estamos muito bem posicionados com o Yellowfin, o Commerz Real, a nossa participação no Aquila Capital Investmentgesellschaft e a nossa gestão de ativos””, conclui.

Atualmente, o Aquila Group gere 14,6 mil milhões de euros em nome de investidores institucionais em todo o mundo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.