[weglot_switcher]
1258993
Em Foco

Portugal tem de combater excesso de regulação e burocracia para ser competitivo, mas reforma fiscal é vital

Num estudo publicado agora, os economistas Nuno Torres e Óscar Afonso defendem a necessidade de uma reforma profunda do Estado para que o país se torne mais competitivo.

Atualidade

Preços dos combustíveis dispararam nos postos de abastecimento

Gasóleo disparou oito cêntimos desde o início do ano e 10 cêntimos num mês. Subida de hoje é a maior desde 2022. Famílias e empresas sob pressão. PS acusa Governo de carregar nos impostos sobre os combustíveis. Sector pede medidas ao executivo para travar aumentos.

Indústria farmacêutica e tecnologias médicas lideram pedidos de patentes em Portugal

Barómetro Inventa – Patentes Made in Portugal 2024 revela que o setor dos produtos e processos farmacêuticos é o que mais contribuiu para os pedidos de patente entre 2012 e 2022. Universidades e centros de investigação são responsáveis por 90% dos pedidos, com a Universidade do Minho à cabeça. Raiz, Bosch, Altice Labs e NOS Inovação integram o top 10 desta edição.

Donald Trump regressa à Casa Branca com segurança interna em primeiro plano

Vários comentadores arriscam que as primeiras ordens executivas assinadas por Donald Trump no seu regresso à Casa Branca terão a imigração como pano de fundo. Mas o grau de imprevisibilidade é, como sempre, muito elevado.

Mais de 70% da força de trabalho portuguesa precisa de formação até 2030

O novo relatório sobre o futuro do trabalho estima que serão criados 78 milhões de novas oportunidades de emprego até 2030, mas é urgente melhorar a requalificação das forças de trabalho.
Exclusivo

CoRe Consolida e mais quatro capitais de risco pediram ‘top up’ ao Banco de Fomento

O BPF recebeu pedidos formais de aumento de subscrição por parte de cinco Sociedades Gestoras, totalizando aproximadamente 96 milhões de euros, revela o banco promocional questionado pelo Jornal Económico.

FC Porto pagou 17 milhões ao Portimonense por seis futebolistas, mas só dois jogaram pela equipa principal

A auditoria forense da Deloitte mostra como a SAD do FC Porto liderada por Pinto da Costa gastou 16,7 milhões de euros em seis jogadores, sem que houvesse “racional de decisão”. Verba foi sempre parar aos cofres do Portimonense.

Mondlane apresenta exigências ao governo de Moçambique para os próximos 100 dias

Entre as exigências estão o fim imediato da violência no país e a isenção do Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA) em produtos básicos. “Estou investido. Tomei posse. Fiz um juramento público. Então, tenho toda legitimidade para dizer o que que Moçambique precisa nos primeiros 100 dias”, afirmou o antigo deputado da Assembleia da República de Moçambique num vídeo publicado no Facebook. 

Israel: primeiras três reféns já voltaram a casa

Três mulheres, uma delas britânica, foram libertadas – com um atraso de três horas que se revelaria fatal para 13 palestinianos, mortos pelo fogo israelita, que se manteve ativo até ao último momento.

Médicos sem restrição para salvar doentes, mas é preciso saber se acesso de estrangeiros ao SNS está na lei

O antigo ministro da Saúde, Luís Filipe Pereira, considerou que, apesar do Juramento de Hipócrates, é preciso averiguar se o acesso de não residentes está de acordo com a Constituição. Já Carlos Cortes, bastonário da Ordem dos Médicos, recordou que “não há nenhuma restrição que possa ou deva impedir o médico de tratar uma pessoa que esteja a sofrer, independentemente da gravidade da sua situação, independentemente do seu problema de saúde”.

Renato Arié: império de Perfumes & Companhia e Avillez

Renato Arié é herdeiro direto de Roudolph e de Eva Jablonsky. Ao lado do irmão e da sobrinha lideram o império criado pelos pais e, ao longo dos anos, têm vindo a acrescentar portefólio.

Mercados

Mercados da Europa de olhos postos em Trump

A bolsa de Lisboa encerrou a semana no ‘verde’, a par das principais congéneres europeias, com destaque para o índice alemão que alcançou um máximo histórico. Do outro lado do Atlântico, atenções viradas para a tomada de posse do presidente eleito dos EUA.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta semana

A semana começa com a tomada de posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos e com o arranque do Fórum Económico em Davos, onde o líder norte-americano e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky têm previstas intervenções. Por cá, o PSD vota e discute o orçamento do partido na reunião nacional dos democratas e o Governo debate o decreto-lei sobre a Lei dos Solos.

Opinião

Este país é de todos

Ninguém receava o vizinho do Bangladesh até o dia em que alguém vociferou que era ele a causa dos seus medos. Não importa se era o caso. Importa que sirva o propósito.

Não retaliar aos EUA

O liberalismo comercial não é um favor que fazemos aos outros mas, acima de tudo, a nós próprios.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.