[weglot_switcher]

Compra de casa: PS vai propor apoios públicos ao financiamento bancário

Socialistas preparam-se para apresentar propostas para facilitar o acesso à habitação com apoios públicos no financiamento à compra de casa. Programa eleitoral prevê uma garantia pública.
José Sena Goulão/Lusa
20 Setembro 2024, 08h11
Em direto

O PS vai levar à terceira ronda negocial do Orçamento do Estado uma proposta que visa apoiar as famílias na compra de casa através de apoios públicos ao financiamento bancário, de acordo com informação avançada pelo JE na edição de fim-de-semana.

Detalha o JE que as propostas socialistas estão a ser ultimadas e vão ao encontro das preocupações centrais do programa do PS. Entre elas “estão matérias sociais que passam por encontrar um caminho que facilitem no imediato o acesso à habitação por parte das famílias que mais precisa”

Com o PS a mostrar-se irredutível no que diz respeito às propostas do Governo, nomeadamente o IRS Jovem e a descida do IRC, a aposta vai incidir, segundo fonte socialista, em algumas medidas como “apoios que facilitem o acesso à habitação, nomeadamente ao nível do financiamento bancário, que garantam já a compra de casa por parte das famílias que mais precisam, dado que não é possível aumentar a oferta de casas com a rapidez desejável”.

Segundo o programa eleitoral com que o partido concorreu às legislativas de 10 de março, o PS promete dar uma garantia pública para ajudar jovens até aos 40 anos a ter acesso a crédito à habitação desde que não tenham casa própria ou imóvel algum no seu nome.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.