[weglot_switcher]

Comprar uma casa de 175 mil euros em Portugal exige seis anos de rendimento

Estudo da Credit News Research analisou os salários ajustados ao poder de compra e os preços iniciais das casas nos EUA e em 25 outros países da OCDE com populações de pelo menos cinco milhões de pessoas para determinar quantos anos de rendimento os compradores precisam para adquirir a sua primeira casa.
30 Janeiro 2024, 12h57

Comprar uma primeira habitação continua a não ser acessível a todos em Portugal. Os preços das casas e os salários tornam este processo ainda mais difícil. Contudo, este cenário não é exclusivo do nosso país. Um estudo da Credit News Research indica que em Portugal são precisos seis anos de rendimento para comprar uma casa no valor de 175 mil euros.

Para que tal seja possível o salário bruto anual médio de um português deverá rondar os 30 mil euros, ou seja uma remuneração mensal de 2.450 euros.

Este estudo analisou os salários ajustados ao poder de compra e os preços iniciais das casas nos EUA e em 25 outros países da OCDE com populações de, pelo menos, cinco milhões de pessoas para determinar quantos anos de rendimento os compradores precisam para comprar a sua primeira casa.

Ainda assim Portugal não é dos países onde são necessários mais anos de rendimento para conseguir comprar a primeira casa. A liderar este ranking está a Suíça, onde são necessários 13,5 anos de rendimento para comprar uma casa com dois quartos.

Entre os países menos acessíveis também estão a Austrália (7,7 anos), o Japão (7,7 anos), a França (7,1 anos), a Alemanha (7,1 anos), a Nova Zelândia (7,7 anos), a Suécia (7,7 anos) e Canadá (7 anos).

Em sentido inverso encontram-se a Turquia (2,7 anos), Bélgica (3,5 anos), Estados Unidos e a Costa Rica (3,8 anos). Já nos Estados Unidos são precisos em média 3,7 anos de rendimento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.