[weglot_switcher]

Conceição Azevedo assume presidência da autarquia de Viseu após a morte de Almeida Henriques

Conceição Azevedo fica no presidência do município, pelo menos, até às eleições autárquicas, que se realizarão entre setembro e outubro deste ano. o vereador João Paulo Gouveia é o novo vice-presidente e Fernando Marques passa a integrar o executivo camarário como vereador do Turismo.
  • Viseu
11 Abril 2021, 16h48

Conceição Azevedo assumiu a presidência da Câmara Municipal de Viseu, na sequência da morte de António Almeida Henriques, anunciou o município na sexta-feira. A autarca era até esta sexta-feira a vice-presidente e vereadora com o pelouro do Ordenamento do Território e Urbanismo. Conceição Azevedo fica no presidência do município, pelo menos, até às eleições autárquicas, que se realizarão entre setembro e outubro deste ano.

Em comunicado, a autarquia anunciou também que o vereador João Paulo Gouveia é o novo vice-presidente da autarquia viseense e que Fernando Marques, até este ano administrador da empresa municipal de reabilitação urbana Viseu Novo, passa a integrar o executivo camarário como vereador.

Face à nova composição do executivo camarário, os pelouros e competências dos seus membros sofreram alterações. Além do Ordenamento do Território e Urbanismo, a nova presidente da câmara, Conceição Azevedo, assume os pelouros do Ambiente, Saneamento Básico e Qualidade de Vida, bem como as áreas Regeneração Urbana e Modernização Administrativa, Recursos Humanos, Gestão Geral, Organização Interna e Administrativa, Relações Externas, e Cultura.

O vice-presidente, João Paulo Gouveia, fica a partir de agora com os pelouros da Economia, Empreendedorismo, Ciência e Investimento. Além destes, continua a controlar as áreas de Mobilidade, Transportes e Comunicações, Freguesias e Desenvolvimento Rural, Equipamento Rural e Urbano, Energia, Finanças, Obras Municipais e Inovação.

Já Fernando Marques, que tomará posse como vereador da autarquia de Viseu no dia 15 de abril (aquando da próxima reunião do executivo camarário), assumirá os pelouros do Património, Turismo e Marketing Territorial.

Além de Conceição Azevedo, João Paulo Gouveia e Fernando Marques, a vereação executiva do município de Viseu conta também com Cristina Brasete e Ermelinda Afonso. Mas os poderes destas duas últimas autarcas não sofreram modificações face à reorganização de competências e pelouros.

“A vereadora Cristina Brasete mantém-se responsável pelas áreas de Educação, Ação Social, Habitação, Promoção Social e Qualidade de Vida, Proteção Civil e Polícia Municipal. O mesmo acontece com a vereadora Ermelinda Afonso, que continuará a liderar o Desporto e Tempos Livres, Juventude, Saúde e Defesa do Consumidor”.

O executivo camarário é, ainda, composto pelos vereadores não-executivos (ou seja, sem pelouros) Jorge Sobrado, Lúcia Araújo Silva, Pedro Baila Antunes e José Pedro Gomes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.