Conceição Azevedo assume presidência da autarquia de Viseu após a morte de Almeida Henriques

Conceição Azevedo fica no presidência do município, pelo menos, até às eleições autárquicas, que se realizarão entre setembro e outubro deste ano. o vereador João Paulo Gouveia é o novo vice-presidente e Fernando Marques passa a integrar o executivo camarário como vereador do Turismo.

Conceição Azevedo assumiu a presidência da Câmara Municipal de Viseu, na sequência da morte de António Almeida Henriques, anunciou o município na sexta-feira. A autarca era até esta sexta-feira a vice-presidente e vereadora com o pelouro do Ordenamento do Território e Urbanismo. Conceição Azevedo fica no presidência do município, pelo menos, até às eleições autárquicas, que se realizarão entre setembro e outubro deste ano.

Em comunicado, a autarquia anunciou também que o vereador João Paulo Gouveia é o novo vice-presidente da autarquia viseense e que Fernando Marques, até este ano administrador da empresa municipal de reabilitação urbana Viseu Novo, passa a integrar o executivo camarário como vereador.

Face à nova composição do executivo camarário, os pelouros e competências dos seus membros sofreram alterações. Além do Ordenamento do Território e Urbanismo, a nova presidente da câmara, Conceição Azevedo, assume os pelouros do Ambiente, Saneamento Básico e Qualidade de Vida, bem como as áreas Regeneração Urbana e Modernização Administrativa, Recursos Humanos, Gestão Geral, Organização Interna e Administrativa, Relações Externas, e Cultura.

O vice-presidente, João Paulo Gouveia, fica a partir de agora com os pelouros da Economia, Empreendedorismo, Ciência e Investimento. Além destes, continua a controlar as áreas de Mobilidade, Transportes e Comunicações, Freguesias e Desenvolvimento Rural, Equipamento Rural e Urbano, Energia, Finanças, Obras Municipais e Inovação.

Já Fernando Marques, que tomará posse como vereador da autarquia de Viseu no dia 15 de abril (aquando da próxima reunião do executivo camarário), assumirá os pelouros do Património, Turismo e Marketing Territorial.

Além de Conceição Azevedo, João Paulo Gouveia e Fernando Marques, a vereação executiva do município de Viseu conta também com Cristina Brasete e Ermelinda Afonso. Mas os poderes destas duas últimas autarcas não sofreram modificações face à reorganização de competências e pelouros.

“A vereadora Cristina Brasete mantém-se responsável pelas áreas de Educação, Ação Social, Habitação, Promoção Social e Qualidade de Vida, Proteção Civil e Polícia Municipal. O mesmo acontece com a vereadora Ermelinda Afonso, que continuará a liderar o Desporto e Tempos Livres, Juventude, Saúde e Defesa do Consumidor”.

O executivo camarário é, ainda, composto pelos vereadores não-executivos (ou seja, sem pelouros) Jorge Sobrado, Lúcia Araújo Silva, Pedro Baila Antunes e José Pedro Gomes.

Ler mais
Relacionadas

Marcelo lamenta morte de Almeida Henriques, “amigo e companheiro de muitas lides”

“É com profundo pesar que o Presidente da República evoca o amigo e companheiro de muitas lides António Almeida Henriques”, assim começa a nota de Marcelo sobre o presidente da Câmara de Viseu.

“Sempre um lutador por Viseu”. António Costa lamenta morte de Almeida Henriques

“António Almeida Henriques foi um defensor do poder local como pilar da democracia e sempre um lutador por Viseu e os viseenses. É com pesar que apresento à família e amigos, as minhas sentidas condolências”, realçou o chefe do Executivo na rede social.

Ferro Rodrigues manifesta “grande consternação” por morte de Almeida Henriques

Em mensagem de pesar, Ferro Rodrigues manifesta “grande consternação” e destaca “uma longa carreira de serviço público”, em nome pessoal e do parlamento português.

Rui Rio manifesta “grande consternação” e “sentido pesar” pela morte de Almeida Henriques

“Num ano particularmente difícil para todos os portugueses, é com profundo pesar que os sociais-democratas veem partir Almeida Henriques, um autarca dedicado. A direção do PSD, na figura do seu presidente, expressa a toda a família o seu mais sentido pesar nesta hora”, lê-se em nota publicada na página oficial da Internet do maior partido da oposição.
Recomendadas

UE/Presidência: Do Porto a Estrasburgo para a inauguração da Conferência sobre Futuro da Europa

Depois de dois dias de cimeira no Porto, vários líderes europeus, incluindo o primeiro-ministro António Costa, estarão este domingo em Estrasburgo, no Dia da Europa, para a inauguração oficial da conferência de reflexão sobre o futuro do projeto europeu.

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou no sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no ‘site’ da Presidência.

PremiumAlguns socialistas, os líderes da direita e Paulo Portas

Historiadora Maria de Fátima Bonifácio fará um mini ensaio sobre a relação dos portugueses com o Estado ao longo da História, até à ‘era Salazar’.
Comentários