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Concurso Ensino Superior já está no terreno com mais vagas no digital e formação de professores

De acordo com os números disponibilizados pela Direção-Geral do Ensino Superior este domingo, verifica-se para 2024/2025 um aumento de 252 vagas na área das  Competências Digitais, que totalizam este ano 9.355. São boas notícias para as empresas que reportam dificuldade em encontrar profissionais com competências digitais avançadas.
15 Abril 2024, 07h30

O número de vagas em curso de competências digitais volta a crescer no próximo ano letivo. O mesmo se verifica nas licenciaturas em Educação Básica e, embora de forma mais modesta, em Medicina. Também nos ciclos de estudo com maior concentração de melhores alunos existem mais uns pozinhos.

À semelhança do ano passado, as instituições, independentemente da localização, podiam aumentar até 10% o número de vagas nos cursos com elevada concentração de bons alunos, o que inclui Medicina, nos ciclos de estudos de Educação Básica e na área das competências digitais. Nestes cursos, as vagas não poderiam descer a fasquia estabelecida em 2023/2024.

O Concurso Nacional de Acesso, principal porta de entrada no Ensino Superior público, arrancou ao primeiro minuto deste domingo, e incorpora as prioridades já definidas. Os timing do concurso são agora mais cedo após a revisão do calendário que aumentou a antecedência face ao momento da candidatura, o que dá mais tempo aos candidatos para conhecer os ciclos de estudo e vagas disponíveis o que, acreditava a tutela anterior, ajudaria a ponderar a decisão.

Olhando para os números disponibilizados pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) este domingo verifica-se para 2024/2025 um aumento de 252 vagas na área das  Competências Digitais, que totalizam este ano 9.355. Esta área é essencial para o futuro e manter acesa a chama da competitividade. Segundo o mais recente Relatório de Tendências de RH da Gi Group Holding, em Portugal, 38,8% das empresas reportam dificuldade em encontrar profissionais com competências digitais avançadas, o que representa um desafio para as empresas em termos de contratação de profissionais qualificados em TI.

Também nos cursos de Educação Básica, que formam para a docência e cuja procura foi particularmente bem sucedida no ano passado, são abertas mais 38 vagas, ainda assim longe da centena criada no ano passado. Em disputa vão estar este ano 993 vagas, que permitirão confirmar ou não os ténues sinais de uma maior atratividade da profissão de professor, que nos próximos anos enfrenta necessidades de reposição na casa de milhares devido à entrada na reforma. 

Também nos ciclos de estudo com maior concentração de melhores alunos foram criadas mais 46 vagas, fixando-se estas num total de 4036.

O número de vagas em Medicina volta a crescer, sendo disponibilizadas 1554 vagas no CNA (eram 1 534 em 2022). O crescimento que é de 13 lugares fica a dever-se à Universidade de Coimbra (8) e à Universidade da Beira Interior (cinco). 

O Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2024/2025 teve início ao primeiro ministro deste domingo, 14 de abril, com 55.166 vagas, o que traduz um acréscimo de 158 em comparação com 2023.

Veja aqui as vagas a concurso instituição a instituição CNA 1.ª fase 2024

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