O instituto Ifo refere que o índice de clima de negócios na Alemanha manteve-se estável em maio nos 89,3 pontos. A projeção dos analistas consultados pela “Reuters” apontava para 90,4 pontos.
A confiança das empresas alemãs estagnou em maio, ficando aquém das previsões que apontavam para uma melhoria, escreve a “Reuters”.
O instituto Ifo refere que o índice de clima de negócios na Alemanha manteve-se estável em maio nos 89,3 pontos, em comparação com a projeção dos analistas consultados pela “Reuters”, de 90,4 pontos.
As empresas estão menos satisfeitas com o atual clima de negócios, mas houve uma melhoria a nível das expectativas futuras, indica ainda o instituto, notando que os sectores industrial, comércio e construção estão a recuperar, enquanto os prestadores de serviços estão a sentir mais dificuldades.
“A economia alemã está a sair da crise, passo a passo”, afirma o presidente do Ifo, Clemens Fuest. A economia cresceu 0,2% nos primeiros três meses de 2024. E a expectativa é de que a economia cresça novamente no segundo trimestre.