[weglot_switcher]

Confiança dos consumidores atinge valor mais elevado desde fevereiro de 2022

O indicador de clima económico registou uma quebra em junho, “contrariando o aumento observado no mês anterior”.
27 Junho 2024, 12h13

O indicador de confiança dos consumidores, em junho, atingiu o valor mais elevado desde fevereiro de 2022, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

“O saldo das opiniões dos consumidores sobre a evolução passada dos preços diminuiu nos últimos dois meses, significativamente em maio, após o aumento registado em abril. O saldo das perspetivas relativas à evolução futura dos preços diminuiu em junho, depois dos aumentos observados nos dois meses precedentes”, explica o INE.

Por sua vez, o indicador de clima económico registou uma quebra em junho, “contrariando o aumento observado no mês anterior”, enquanto que os indicadores de confiança “diminuíram no comércio e nos serviços, tendo aumentado moderadamente na indústria transformadora e na construção e obras públicas”, sublinhou o instituto de estatística.

“O saldo das expectativas dos empresários sobre a evolução futura dos preços de venda diminuiu em junho na construção e obras públicas e nos Serviços, tendo aumentado na indústria transformadora e no comércio, de forma significativa no primeiro caso”, acrescentou o INE.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.