[weglot_switcher]

Clima económico em Portugal diminuiu em dezembro

De acordo com os dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística, também o indicador de atividade económica diminuiu, em novembro, depois de ter aumentado no mês anterior.
  • Cristina Bernardo
18 Janeiro 2019, 11h17

O indicador de clima económico de Portugal diminuiu em dezembro de 2018, de acordo com os dados divulgados esta sexta-feira, 18 de janeiro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A mais recente Síntese Económica de Conjuntura assinala ainda que o indicador de atividade económica também recuou em novembro (última informação estatística disponível), depois de ter aumentado no mês anterior.

A síntese referente ao último mês do ano passado explica que o indicador do consumo privado desacelerou devido ao “contributo negativo da componente de consumo duradouro e um contributo positivo menos expressivo do consumo não duradouro”. Já a formação bruta de capital fixo acelerou em novembro, por causa das componentes material de transporte e máquinas e equipamentos, segundo o organismo de estatística nacional.

“Em termos homólogos, a informação proveniente dos Indicadores de Curto Prazo (ICP), disponível até novembro, aponta para um abrandamento nominal da atividade económica tanto na indústria como nos serviços e, em termos reais, na construção, tendo o índice de produção industrial registado uma diminuição menos intensa que no mês anterior”, pode ler-se no relatório do INE.

O clima económico é um indicador sintético estimado internamente a partir dos saldos de respostas extremas (SRE) de questões relativas aos inquéritos qualitativos de conjuntura à indústria transformadora, ao comércio, à construção e obras públicas e aos serviços.

https://twitter.com/pt_INE/status/1086217198950141953

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.