[weglot_switcher]

Confiança volta a subir em dezembro e janeiro

Os indicadores de confiança nacionais voltaram a subir no fecho de 2023 e arranque de 2024, mantendo-se acima da média europeia. Sul da Europa e periferia registam maior otimismo para o próximo trimestre.
2 Fevereiro 2024, 18h00

As leituras mais recentes dos indicadores de confiança da Comissão Europeia refletem as perspetivas das empresas nacionais acima da média da zona euro, embora a recuperação de algumas economias, sobretudo periféricas, signifique uma ultrapassagem no ranking do bloco europeu.

O indicador de sentimento económico calculado por Bruxelas aponta para uma leitura de 97,5 em janeiro para a economia nacional, ou seja, acima dos 96,2 verificados para a zona euro. Ainda assim, há vários Estados-membros a registarem leituras acima da nacional, sobretudo no Sul da Europa, onde as dificuldades associadas a um disparo nos custos e à falta de mão-de-obra têm sido menos pronunciadas.

A Grécia lidera entre os países da moeda única, com o índice de confiança a chegar a 107,2, ou seja, correspondente a uma expectativa de crescimento da economia. Também do lado das expectativas de emprego a economia grega registou um valor notável, com 115,4, liderando o bloco da moeda única e até aproximando-se do máximo histórico para esta série estatística, os 122,3 registados em abril do ano passado.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.