[weglot_switcher]

Conselho de Ministros aprova aumento salarial de 300 euros para enfermeiros até 2027

De acordo com os ministros, fica assegurado um aumento “imediato” de, pelo menos, 150 euros com efeitos retroativos a 1 de novembro.
22 Novembro 2024, 18h08

O Conselho de Ministros aprovou esta sexta-feira um diploma que estabelece um aumento remuneratório para enfermeiros de, pelo menos, 300 euros (cerca de 24%) até janeiro de 2027.

“Cumprindo o acordo firmado em setembro com os enfermeiros para valorizar a carreira, o que já não acontecia há 15 anos, aprovou um Decreto-Lei que valoriza as carreiras da enfermagem através de um aumento salarial de, pelo menos, 300 euros até janeiro de 2027”, refere o Governo em comunicado.

De acordo com os ministros, fica assegurado um aumento “imediato” de, pelo menos, 150 euros com efeitos retroativos a 1 de novembro.

“O Governo contribui, assim, para uma maior motivação desta classe profissional, bem como para uma maior capacidade de atratividade e retenção destes profissionais no Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, dizem os ministros.

A medida faz parte do “Plano de Motivação dos Profissionais de Saúde” prevista no Programa do Governo de Luís Montenegro.

Em setembro, o Ministério da Saúde e o Ministério das Finanças chegaram a acordo com cinco sindicatos de enfermeiros – Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE), Sindicato dos Enfermeiros (SE), Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem (SIPEnf), Sindicato Independente de Todos os Enfermeiros Unidos (SITEU) e Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (SINDEPOR) – para uma subida equivalente a seis níveis remuneratórios até 2027. Em causa está um aumento salarial faseado a partir de novembro de 2024 de cerca de 300 euros.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.