[weglot_switcher]

Conselho de Supervisão da EDP reúne de emergência ainda hoje

Presidente do Conselho Geral e de Supervisão da EDP, Luís Amado, convocou uma reunião do órgão, composto por mais 20 membros, depois de decretada a suspensão de funções de António Mexia.
6 Julho 2020, 17h09

O presidente do Conselho Geral e de Supervisão da EDP, Luís Amado, convocou uma reunião deste órgão, que vai reunir ainda esta segunda-feira, noticia o “Eco“. A convocatória surge depois do juiz Carlos Alexandre ter decretado a suspensão de funções do presidente executivo da EDP, António Mexia, assim como do presidente da EDP Renováveis, João Manso Neto.

O jornal “Eco” avançou esta tarde a decisão da suspensão de funções dos gestores, assim como a proibição de António Mexia e Manso Neto entrarem nas instalações das empresas ou contactarem com arguidos do processo. O Jornal Económico confirmou a informação de que o juiz decidiu deferir integralmente a promoção do Ministério Público de reforço de medidas de coação dos arguidos António Mexia e João Manso Neto.

Além da suspensão de funções de ambos os gestores na eléctrica nacional, ordenou ainda, no prazo de 15 dias, o depósito de cauções totais de dois milhões de euros: um milhão de euros para o presidente da comissão executiva da EDP, António Mexia, e um milhão de euros para Manso Neto, presidente executivo da EDP Renováveis.

O Conselho Geral e de Supervisão da EDP é o órgão que acompanha e supervisiona a actividade da administração da sociedade. Segundo a informação disponibilizada no site da EDP, fá-lo “cooperando com o Conselho de Administração Executivo e com os demais órgãos e corpos sociais na prossecução do interesse social, nos termos previstos no Código das Sociedades Comerciais e nos Estatutos, sendo eleito pelos accionistas em Assembleia Geral”.

O órgão presidido por Luís Amado é composto por 21 membros, incluindo vários independentes. No entanto, a vice-presidência cabe a Dingming Zhang, em representação da China Three Gorges Corporation. Integram ainda o Conselho Geral e de Supervisão da EDP: Eduardo Catroga (em representação de China Three Gorges (Portugal); Shengliang Wu (em representação da China Three Gorges International Corp.); Nuno Amado (em representação do BCP); Augusto Mateus (membro independente); Ilídio da Costa Leite de Pinho (membro independente); Luís Palha da Silva (membro independente (presidente da Mesa da Assembleia Geral)); entre outros.

Compete ao Conselho Geral e de Supervisão da EDP entre outras funções: “propor à Assembleia Geral a destituição de qualquer membro do Conselho de Administração Executivo”; “providenciar, nos termos da Lei, a substituição de membros do Conselho de Administração Executivo, em caso de falta definitiva ou impedimento temporário”; e “fiscalizar as atividades do Conselho de Administração Executivo”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.