Líderes europeus querem evitar a todo o custo novo encerramento de fronteiras, sublinha António Costa

No final do Conselho de Ministros extraordinário desta quinta-feira, António Costa explicou os compromissos e estratégias acertadas entre os líderes dos 27 estados-membros do bloco europeu, sublinhando que a responsabilidade de conter a pandemia e evitar o colapso dos sistemas de saúde é, agora, de cada um “individualmente”.

Copyright: European Union

O Conselho Europeu definiu a estratégia de testagem e vacinação para os estados-membros numa reunião na tarde desta quinta-feira, como comunicou o primeiro-ministro António Costa. O bloco europeu quer evitar ao máximo o encerramento de fronteiras e passará a complementar os testes PCR com testes rápidos.

No final da reunião por videoconferência entre os líderes dos 27 estados-membros da União Europeia, António Costa reafirmou o objetivo conjunto “de não fechar fronteiras”, apesar da “subida muito significativa que se verifica em todos os países” da Covid-19. António Costa abordou ainda a estratégia de distribuição da vacina.

“Há três contratos assinados, mais quatro em negociação, cada lote será distribuído equitativamente por todos os países”, explicou o primeiro-ministro, que acrescentou ainda que “cada país terá de definir a sua estratégia de priorização de como será aplicada a vacina na sua população”.

Relativamente às medidas de restrição à circulação em território nacional, António Costa defende que “quer a lei de bases da Proteção Civil, quer a da saúde, contêm medidas e um quadro legal suficientemente sólido para se adotar as medidas”.

Ainda assim, o PM reconhece o “cansaço social” que as populações portuguesa e europeia começam a demonstrar, citando até uma sondagem que revela que as pessoas têm, nesta altura, menor perceção do perigo que constitui a doença causada pelo novo coronavírus do que tinham em março e abril. “Quem pode conter a pandemia somos todos nós individualmente”, resumiu António Costa.

Recomendadas

Web Summit 2020: o que vai poder ver esta quinta-feira

Esta quinta-feira marca o segundo dia da edição 2020 da Web Summit, o maior evento de tecnologia e empreendedorismo do mundo, este ano numa edição 100% online. Acompanhe no site do Jornal Económico e na plataforma JE TV uma vasta cobertura desta cimeira com entrevistas e painéis que vão marcar esta edição

Kai-Fu Lee prevê que empregos em cadeias de fast-food e telemarketing serão substituídos por IA

O ex-presidente da Google China, considerado um dos maiores especialistas em IA no mundo, esteve na Web Summit, onde fez referência à “relutância” da Europa em abdicar da privacidade mesmo que seja por “algo muito importante, como a saúde e a segurança”.

DGS confirma três casos positivos de Covid-19 na sede

A DGS “informa que foram confirmados três casos positivos de covid-19 na sua sede, até ao momento, ficando dez trabalhadores em isolamento profilático”, dá conta uma nota divulgada durante a noite de hoje às redações.
Comentários