[weglot_switcher]

Conservatório realiza concerto que junta estudantes da Madeira e Estónia

No dia 24 de fevereiro, a Orquestra Académica do Conservatório realiza um concerto no Teatro Municipal Baltazar Dias sob a direção do maestro Francisco Loreto.
3 Fevereiro 2019, 10h30

O concerto “Music Without Frontiers 2” está marcado para as 18 horas e reúne cinco alunos provenientes da Estónia, do Conservatório George Ots Tallin Music College, ao abrigo do programa de intercâmbio Erasmus +, num espetáculo que inclui as obras o Poema Sinfónico “Finlândia” de Jean Sibelius, “Berceuse et Final” do bailado Pássaro de Fogo de Igor Stravinsky e o Concerto de Piano Orquestras n.º 3 de Beethoven.

“Este concerto tem um repertório como o de uma orquestra profissional, com obras de Beethoven, Mozart, etc. Não são músicas adaptadas para meninos. O concerto vai esgotar porque as pessoas vão passar ali um bom momento e sabem que nós vamos oferecer-lhes um momento que os fará ser pessoas melhores, no sentido de inspirá-las”, explica Francisco Loreto, sobre o que se vai passar neste concerto que reúne a Orquestra Académica e os alunos da Estónia.

O maestro traz altas expetativas para o espectáculo dizendo que “não se admira” que os bilhetes se esgotem, salientado que a Orquestra tem feito “um trabalho meritório” e que já “criou o seu público”.

“O sucesso da Orquestra Académica do Conservatório explica-se pelas baixas expetativas com que as pessoas vão para o concerto por se tratar de uma orquestra formada por alunos, e pelo grau de satisfação com que saem”, sublinha Francisco Loreto.

O objetivo do Conservatório, como refere o maestro, “passa também por formar as pessoas” e “ensiná-las a ouvir música clássica”. É neste sentido que o Conservatório já tem realizado concertos comentados, onde explicam as obras que interpretam e os instrumentos que compõem uma orquestra.

Dos alunos da Estónia, só três, dois violinos e uma flauta, é que vão marcar presença no concerto do Teatro Municipal e vão compor os habituais 55 alunos que fazem parte da Orquestra Académica do Conservatório. Os outros dois alunos, por tocarem piano e acordeão, instrumentos que não fazem parte da formação orquestral, apenas vão estar presentes num recital de música de câmara que acontece habitualmente todas as sextas-feiras às 20h30 no Conservatório.

Um dos próximos concertos da Orquestra está marcado para 30 de maio no Festival Aqui e Acolá, na Ponta de Sol, na sessão de abertura. Na primeira quinzena de junho, a Igreja do Caramachão, em Machico, também vai receber a Orquestra Académica, num concerto comentado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.