A construção da maior escola da província moçambicana de Cabo Delgado, com capacidade para 4.500 alunos, está parada há dois meses devido à suspensão das atividades da USAID, decidida pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, foi hoje revelado.
“A obra, realmente, ficou paralisada. Está a cerca de 60, 65%. E estamos à espera de uma comunicação oficial”, disse o diretor provincial de Educação de Cabo Delgado, Ivaldo Quincardete.
A Escola Secundária de Maringanha, na cidade de Pemba, capital de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, arrancou em junho de 2023, prevendo 36 salas para 4.500 alunos, num investimento superior a 200 milhões de meticais (2,9 milhões e euros) financiando pela agência de desenvolvimento norte-americana USAID
“Caso realmente a USAID não continue, existem parceiros de boa-fé que estão com vontade de concluir a obra”, garantiu Ivaldo Quincardete.
A paragem na obra de construção da escola, a cargo do Ministério da Educação e a maior edificada na província nos últimos 50 anos, aconteceu em janeiro, na sequência da ordem do Presidente norte-americano para congelar por 90 dias todos os projetos financiados pela USAID.
A administração Trump iniciou em janeiro o desmantelamento da agência de desenvolvimento norte-americana USAID, que tinha um orçamento anual de 42,8 mil milhões de dólares (cerca de 39,3 mil milhões de euros) e que, por si só, representava 42% da ajuda humanitária em todo o mundo.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com