[weglot_switcher]

Consumo de gás natural sobe 57% em abril

Durante o mês de abril, o consumo de energia registou um aumento de 6,5%. Entre janeiro e abril, subiu 0,9%.
4 Maio 2021, 09h58

O consumo de gás natural subiu 57% em abril face a período homólogo. O disparo no consumo deve-se à utilização do gás natural pelas centrais elétricas para produzir eletricidade.

Os dados foram divulgados esta terça-feira, 4 de maio, pela REN. Já nos lares, o consumo de gás natural registou uma subida homólogo de 13,8%.

Durante o mês de abril, o consumo de energia registou um aumento de 6,5%. Entre janeiro e abril, subiu 0,9%.

Analisando o período entre janeiro e abril, o consumo de gás desceu 1,7% face a período homólogo, “resultado de uma contração de 15,6% no segmento de produção de energia elétrica e de um crescimento de 4,2% no segmento convencional, que abrange os restantes consumidores”, segundo a REN.

A REN aponta que em abril as “condições foram desfavoráveis para as energias renováveis”: o “índice de produtibilidade hidroelétrica a registar 0,78 (média histórica igual a 1) e o de eolicidade 0,60 (média histórica igual a 1), tratando-se, neste último caso, do mais baixo registo para o mês de abril desde 2001”.

A produção renovável abasteceu 54% do consumo, com a não renovável a abastecer 41%, com a importação a assegurar os restantes 5%.

Entre janeiro e abril, o “índice de produtibilidade hidroelétrica situou-se em 1,18 (média histórica igual a 1) e o de produtibilidade eólica em 0,93 (média histórica igual a 1)”.

Nos primeiros quatro meses do ano, a produção renovável abasteceu 74% do consumo: hidroelétrica com 39%, eólica com 27%, biomassa com 6% e fotovoltaica com 2%. A produção não renovável abasteceu 23% do consumo a partir de gás natural e 2% a partir de carvão.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.