[weglot_switcher]

Corticeira Amorim promove reciclagem de rolhas em Nova Iorque

O Cork Collective – que envolve parceiros como Rockwell Group, BlueWell e Southern Glazer’s Wine & Spirits, distribuidora líder mundial de bebidas alcoólicas, está a ser desenvolvido em Nova Iorque, abrangendo a recolha de rolhas em restaurantes e hotéis icónicos de Manhattan e Brooklyn.
18 Fevereiro 2025, 22h24

A Corticeira Amorim com parceiros nos Estados Unidos vai lançar o Cork Collective, um novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça.

“Esta iniciativa, promovida com líderes do sector do vinho, bebidas espirituosas, hotelaria e design, tem como objetivo promover a economia circular e apoiar projetos comunitários locais, destacando o compromisso com a sustentabilidade”, explica a empresa.

O Cork Collective – que envolve parceiros como Rockwell Group, BlueWell e Southern Glazer’s Wine & Spirits, distribuidora líder mundial de bebidas alcoólicas, está a ser desenvolvido em Nova Iorque, abrangendo a recolha de rolhas em restaurantes e hotéis icónicos de Manhattan e Brooklyn.

As rolhas de cortiça usadas serão recolhidas, recicladas e reaproveitadas para novos usos, criando recursos para a valorização de espaços públicos na cidade de Nova Iorque, explica a empresa.

António Rios de Amorim, presidente e CEO da Corticeira Amorim, sublinha o papel fundamental desta parceria. “Os EUA são um mercado crucial tanto para vinhos, como para bebidas espirituosas, por isso não podíamos estar mais satisfeitos por sermos um dos membros fundadores do Cork Collective, que possibilita a verdadeira implementação de uma economia circular na cadeia de abastecimento”, refere o CEO.

“Como líder mundial da transformação da cortiça, fornecendo cerca de seis mil milhões de rolhas por ano, temos colaborado com diversas organizações em todo o mundo para dar uma segunda vida à cortiça, reciclando as rolhas para dar origem a diversas aplicações”, acrescenta.

David Rockwell, fundador e presidente do Rockwell Group, membro fundador do Cork Collective,  destaca no mesmo comunicado “a oportunidade de retribuir à nossa comunidade e fazer a diferença, de aplicar a nossa visão de hotelaria, associando um design fantástico e colaborações inesperadas para responder a este novo desafio. Temos vindo a experimentar a cortiça há algum tempo — a sua adaptabilidade e as suas poderosas qualidades sustentáveis fazem dela um material do futuro”.

 

Lee Schrager, Chief Communications Officer da Southern Glazer’s Wine & Spirits, reforça: “A missão do Cork Collective está alinhada com a nossa própria visão de sustentabilidade ambiental — aproveitar a paixão das nossas equipas, parceiros comerciais e comunidades para implementar ações ambientais mensuráveis e contribuir para um planeta sustentável e acolhedor para as futuras gerações. Como o principal distribuidor de bebidas alcoólicas, estamos numa posição perfeita para conectar produtores de vinhos e bebidas espirituosas em prol da sustentabilidade, envolvendo-os, como valiosos parceiros fornecedores, nesta importante iniciativa. Estamos confiantes de que terá um impacto significativo em toda a nossa grande indústria da hotelaria e restauração.”

 

Além dos benefícios diretos da reutilização de um material de economia circular, o programa Cork Collective também colabora com instituições não-governamentais e agências governamentais para melhorar espaços públicos, demonstrando o potencial da cortiça como um material versátil e amigo do ambiente, apoiando projetos de design sustentável em diversas comunidades.

 

A par deste projeto, a Corticeira Amorim continuará a investir em I&D e a privilegiar os melhores parceiros para apoiar a recolha, procurando garantir que um maior número de rolhas seja reciclado e transformado em Portugal e no mundo.

 

Programas de recolha e reciclagem de rolhas:

 

A Corticeira Amorim promove diversas iniciativas, com vários parceiros, para a recolha seletiva de rolhas de cortiça nos cinco continentes, o que, em conjunto, já permitiu a recolha e a reciclagem de 1200 t em 2024.

 

Em Portugal, desde 2008 que a Corticeira Amorim está associada ao Green Cork, projeto organizado pela Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA), Quercus, e que envolve vários parceiros, concretizando a recolha de mais de 528 toneladas de rolhas de cortiça (2023: 29 t) e a plantação de mais de 1,6 milhões de árvores autóctones (2023: 106 mil).

 

Em França, o projeto Ecobouchon é o campeão mundial na recolha seletiva para reciclagem de cortiça na Corticeira Amorim. Lançado há 14 anos e apoiado pelo forte dinamismo de associações locais. Neste âmbito, no mercado francês já foi possível recolher e reciclar 517 milhões de rolhas, o equivalente a mais de duas mil toneladas de cortiça. Graças ao programa, até ao momento, já foram doados mais de 600 mil euros para investigação a 50 associações.

 

Existem ainda outras iniciativas implementadas em diversas geografias, nomeadamente Etico (Itália), Recork (América do Norte), Cork Life (África do Sul) e Cork2Cork (Bélgica, Alemanha, Países Baixos, Espanha, França e Itália, em parceria com a NH Hotels), gerando entusiasmo e uma grande adesão. Distribuídas pelo mundo, estas iniciativas têm um impacto significativo na comunidade, associando-se e suportando ações de reflorestação, iniciativas de educação ambiental e atividades de responsabilidade social.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.