[weglot_switcher]

Costa classificou como “gravíssima” ação de ex-secretário na TAP. O que dizem os políticos?

Costa classificou como “gravíssimo” um pedido do ex-secretário Hugo Mendes para adiar uma viagem e assegurou que, caso soubesse, teria exigido demissão. Da esquerda à direita os deputados e lideres partidários não ficaram indiferentes nas declarações.
10 Abril 2023, 16h40

Há poucos dias, Christine Ourmières-Widener foi ouvida no Parlamento, mas as suas declarações continuam a dar que falar. A mais notória das revelações da CEO da TAP implica o ex-secretário de Estado Hugo Mendes e um pedido para adiar uma viagem para o Presidente da República. Atitude essa que o primeiro-ministro disse desconhecer, mas que classifica como “gravíssima” e assegurou que, caso soubesse, teria exigido a demissão. O que têm dito os políticos sobre o assunto?

Posição de Costa sobre a TAP “é fuga às responsabilidades”, disse Montenegro

O líder do PSD utilizou as redes sociais para comentar as declarações do primeiro-ministro. “Só acha isto gravíssimo?? Então fazer reunião entre CEO, PS e Governo para preparar audição, ter ministro e ex-ministro a faltar à verdade, ser o Governo a preparar as respostas da TAP, isso é tudo normal?? Isto não é habilidade, é fuga às responsabilidades”, escreveu Montenegro no Twitter.

Chega quer demissão do Governo e pede ação do PSD e Presidente da República

O presidente do Chega pediu a demissão do Governo, uma ação por parte do Presidente da República e que o PSD avançasse com uma moção de censura, sugestão que rapidamente foi rejeitada pelos sociais democratas.

“Este nível de de promiscuidade, corrupção e degradação deve levar à demissão do Governo. Vários dizem agora que essa demissão já teria sido feita e estaríamos a caminho da dissolução, mas há um ano que o Chega alertou praticamente no verão do ano passado para a acelerada degradação das instituições e agora cabe ao presidente da republica tomar essa decisão final”, referiu André Ventura,

Durante o seu discurso, André Ventura lembrou ainda que o “Chega já utilizou o seu direito de apresentar uma moção de censura por sessão legislativa” e como tal pediu que o PSD avançasse com uma moção de censura.

“Costa está a tentar sacrificar um secretário de Estado”, refere líder da Iniciativa Liberal

Em declarações à RTP, o presidente da IL, Rui Rocha, considerou que Costa está “a tentar sacrificar um secretário de Estado”.

“António Costa, de facto, está a tentar sacrificar um secretário de Estado já demitido para tentar controlar os danos que toda esta situação da comissão de inquérito da TAP está a provocar na sua imagem”, apontou o liberal. Para Rui Rocha a reação do primeiro-ministro é “absolutamente insuficiente”.

“A TAP foi sugada por prémios aos gestores e contratos ruinosos”, diz BE

A deputada do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua considerou, esta segunda-feira, que “a TAP foi sugada por prémios aos gestores e contratos ruinosos”.

“A TAP foi sugada por prémios aos gestores e contratos ruinosos, que só beneficiaram o acionista privado. Costa garantiu o aumento da presença do Estado, mas não uma gestão pública competente. A escolha não pode ser entre um privado que destrói a TAP e as trapalhadas do Governo”, escreveu no Twitter Mortágua.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.