[weglot_switcher]

Costa considera que emissão da dívida é um “dia histórico” para a recuperação europeia

O primeiro-ministro afirma que esta ferramenta permite que o bloco europeu tenha “um programa mais robusto a menor custo” e prova a “credibilidade” da União Europeia. “O futuro começa hoje”, frisou.
  • António Pedro Santos – Lusa
15 Junho 2021, 20h01

António Costa considera que emissão de 20 mil milhões de euros em obrigações a 10 anos como “um dia histórico para a União Europeia”, dado ser a primeira vez que a medida é adotada para financiar “a recuperação europeia através do Programa Next Generation EU“.

Numa publicação na rede social Twitter, esta terça-feira, o primeiro-ministro afirma que esta ferramenta permite que o bloco europeu tenha “um programa mais robusto a menor custo” e prova a “credibilidade” da União Europeia. “O futuro começa hoje”, frisou.

Também o ministro das Finanças, João Leão, reagiu à notícia, afirmando que “a emissão de dívida europeia é rampa de lançamento para a recuperação económica”. Em comunicado, o governante destaca este mecanismo como um “momento inédito” por colocar “à disposição dos Estados-membros 800 mil milhões de euros para financiar os Planos de Recuperação e Resiliência dos países”.

O bloco europeu emitiu esta terça-feira 20 mil milhões de euros em obrigações a 10 anos, o dobro do total esperado pelos analistas, numa primeira ida ao mercado para financiar a ‘bazuca’ e que recebeu procura que superou a oferta em 8,6 vezes, segundo a agência “Bloomberg”.

A agência adiantou, citando um dos bancos lead managers, que o spread na emissão foi estabelecido a dois pontos abaixo dos mid-swaps.

“Esta forte procura é justificada pelo interessante prémio que a emissão teve versus outras com risco semelhante”, referiu FIlipe Silva, diretor de investimentos do Banco Carregosa.

“O objetivo da Comissão Europeia para este ano é de financiar-se em 80 mil milhões, a distribuição desta liquidez deverá começar a ocorrer a partir de agosto e é mais um importante passo para a recuperação da economia europeia”, sublinhou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.